Participação brasileira em feira italiana deve gerar mais de R$ 24 milhões
A participação de dez empresas brasileiras de componentes e máquinas na feira Simac Tanning Tech, realizada em Milão/Itália entre os dias 23 e 25 de setembro, deve gerar R$ 24,8 milhões (US$ 4,64 milhões) entre negócios efetivados e alinhavados durante o evento.

A participação de dez empresas brasileiras de componentes e máquinas na feira Simac Tanning Tech, realizada em Milão/Itália entre os dias 23 e 25 de setembro, deve gerar R$ 24,8 milhões (US$ 4,64 milhões) entre negócios efetivados e alinhavados durante o evento. A participação nacional foi apoiada pelo Brazilian Materials, programa de fomento à internacionalização do setor mantido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Luiz Ribas Júnior, gestor de Mercado Internacional da Assintecal, revela que, in loco, foram R$ 4,76 milhões (US$ 890 mil) em negócios e 214 contatos com compradores internacionais, a maior parte deles da Europa. “Também contamos com a participação de seis empresas certificadas no Origem Sustentável, única certificação mundial de sustentabilidade voltada exclusivamente para empresas da cadeia produtiva do calçado, em espaço destacado. O local teve grande visitação de compradores internacionais que buscam empresas comprometidas com práticas ESG para atender mercados exigentes, principalmente na Europa”, conta Ribas Júnior.
Visitação qualificada
Segundo o gestor, durante os dias de evento, as empresas brasileiras receberam uma visitação qualificada de compradores, designers, tecnólogos e gestores de mais de 50 países . “A visitação desta edição não foi tão expressiva quanto a de eventos anteriores, mas certamente estava muito mais focada em negócios. Foi uma feira muito importante para as empresas de componentes, especialmente em um momento de muitas incertezas no mercado internacional”, avalia Ribas Júnior.
Participaram da Simac, com o apoio do Brazilian Materials, as empresas Smart Group, RBT, Primu’s Têxtil, RR Componentes, Dublauto, KS Solados, NBN, Michelon, BKS e SystemHaus.
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal܂org܂br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
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