18 jun. 2026

Assintecal realiza evento sobre mudanças na escala 6X1 e redução de jornada

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) realizou, na manhã do dia 18 de junho, um evento para debater as principais alterações propostas pelas PECs e PL na escala 6×1. A apresentação, no formato on-line, foi conduzida pela advogada Carla Martin, coordenadora de Assessoria de RH/DP da Biason Assessoria Empresarial.

admin
Leitura: 5min

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) realizou, na manhã do dia 18 de junho, um evento para debater as principais alterações propostas pelas PECs e PL na escala 6×1. A apresentação, no formato on-line, foi conduzida pela advogada Carla Martin, coordenadora de Assessoria de RH/DP da Biason Assessoria Empresarial. 

Com uma PEC já aprovada na Câmara Federal e aguardando o trâmite no Senado, a proposta mais avançada prevê a substituição da escala atual (6×1) pela escala 5×2 e da carga horária semanal de 44h para 40h semanais. As alterações, segundo Carla, exigem simulações para a adaptação das empresas. “A primeira questão não é se a medida entrará em vigor, mas quando. Então, agora é o momento de as empresas saírem na frente e irem simulando as mudanças, iniciando com o mapeamento das escalas, levantando acordos e convenções coletivas, melhorando a comunicação com os sindicatos dos trabalhadores e fazendo monitoramento legislativo”, destacou. 

Citando alguns exemplos práticos, Carla projetou que a medida mais adiantada (PEC 221) entrará em vigor em fevereiro de 2027 (60 dias após sua promulgação, em dezembro), com a mudança inicial para 42h semanais e dois dias de descanso. A carga permaneceria por 12 meses, com a alteração para 40h por semana somente em fevereiro de 2028. A inflação da hora trabalhada, de 10%, também precisa ser prevista pelas empresas, bem como o “efeito cascata” em todo o sistema retributivo – horas extras, adicionais noturnos e por periculosidade, indenizações etc. “O grande desafio jurídico será compatibilizar a nova carga de trabalho em segmentos diferentes da economia”, ressaltou, colocando a Biason à disposição para auxiliar empresas no processo. 

O Grupo RH, exclusivo para associados, foi criado pela Assintecal com o objetivo de gerar informações de qualidade na área para empresas do setor, com o objetivo de estimular o cumprimento da legislação trabalhista no que diz respeito aos colaboradores e mitigar erros e multas para a atividade. 

Mais cedo…
Antes da reunião do Grupo RH, a Assintecal promoveu mais uma edição do “26 minutos”, projeto apresentado pelo consultor do Núcleo de Pesquisa e Design da entidade, Marnei Carminatti. Na oportunidade, o criativo destacou o crescimento da chamada “economia da descoberta” e o avanço das vendas nas redes sociais. “Hoje, todo o processo de venda, da descoberta ao pagamento, pode ser feito sem sair das redes sociais. As empresas do setor precisam estar mais presentes”, disse. 

Entre as plataformas mais utilizadas, Carminatti citou a TikTok Shop, onde estão mais de 1,2 bilhão de consumidores potenciais em todo o mundo. Segundo ele, mesmo lojas físicas populares já estão utilizando a plataforma para incrementar as suas vendas. “Essa estratégia é ainda mais forte quando falamos dos 60% da pesquisa de inspirações, que é justamente a massificação”, concluiu.  O projeto da Assintecal é realizado em parceria Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Para participar de ambos os projetos, as empresas e profissionais devem entrar em contato pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Leia também