Assintecal e Sebrae lançam projeto sobre o bioma amazônico na COP30
Um projeto de impacto ambiental e social chamou a atenção dos participantes da COP30, em Belém/PA, no último dia 14 de novembro. Na oportunidade, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram o livro “Iconografia Local Bioma Amazônico”.

Um projeto de impacto ambiental e social chamou a atenção dos participantes da COP30, em Belém/PA, no último dia 14 de novembro. Na oportunidade, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançaram o livro “Iconografia Local Bioma Amazônico”.
Ressaltando a alegria e o orgulho de lançar um projeto tão poderoso para a preservação da floresta amazônica, a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, lembrou que a iniciativa nasceu do envolvimento verdadeiro entre pessoas, instituições e territórios. “A Assintecal, junto com o Sebrae Nacional, o Sebrae Pará e a regional de Santarém, acreditou que era possível unir o design, a cultura e o conhecimento local em um mesmo propósito: gerar valor sem perder o vínculo com as pessoas, os empreendimentos e com a floresta”. Segundo a gestora, o Iconografia Local Bioma Amazônico não é um simples projeto, é uma iniciativa que eleva o sentimento de pertencimento e envolvimento sustentável dos participantes. “É sobre olhar para a nossa riqueza natural e humana, e entender que desenvolvimento só é verdadeiro quando acontece com as pessoas e para as pessoas”, concluiu.
Emocionado, o diretor do Sebrae Nacional, Bruno Quick, destacou a importância do projeto para defender a floresta Amazônica e a sua população. “Quero agradecer a todos os que trabalharam para esse projeto. Todos que estão aqui têm vínculos com essa natureza maravilhosa, essa cultura linda e as tradições que mantém. O que fizemos foi capturar um pouco disso e conectar em oportunidades para as pessoas, para elas terem mais renda, mais dignidade, mais opções e para que elas possam escolher viver bem na floresta”, disse.
O projeto
A iniciativa, realizada nos territórios de Santarém, distrito de Alter do Chão, Belterra e Mojuí dos Campos, desenvolveu uma pesquisa territorial aprofundada com foco na identidade local. A investigação contemplou elementos como bioma, história, arquitetura, culinária, crenças, saberes artesanais, festas populares e uma cartela de cores representativa da região. A partir dos insumos criativos da pesquisa, a Assintecal auxiliou os empreendimentos locais no desenvolvimento de produtos e serviços com identidade territorial, valorizando o ecossistema da moda regional e promovendo inovação com base na cultura local. Assim, a pesquisa serviu como base para desenvolvimento de coleções inovadoras e que valorizaram a cultura do pertencimento nos segmentos de moda, móveis, turismo/gastronomia, hotelaria, artesanato e economia criativa em geral.
No total, foram desenvolvidos mais de 80 novos materiais e soluções das empresas Amazoniere, Amélias da Amazônia, Biojoias Natureza Viva, Chácara Nova Esperança, Casa do Eltom, Coomflona – Cooperativa Mista da Flona Tapajós, Cuias Aíra – Associação das Artesãs Ribeirinhas de Santarém (Asarisan), Deveras Amazônia, Escola Indígena Borari Antônio de Sousa Pedroso, Etno Confecções Borari – Associação de Mulheres Indígenas Suraras do Tapajós, H Móveis Madeira, Quintal Produtivo Belt Bom, Loja Zagaia, Mestre Jefferson Paiva, Nunghara Biojoias, Pousada do Mingote, Quilombo de Murumurutuba – Rafro Modas, Quilombo de Murumurutuba – Azearte, Trançados do Arapiuns e Viveiro Floresta Ardosa. Os materiais podem ser adquiridos em contato direto com as empresas participantes, por meio de suas redes sociais.
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP 30, será a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas. O evento, que deve reunir mais de 50 mil visitantes de todo o mundo, acontece entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém/PA.
Leia também









