11 dez. 2025

Conexão Origem Sustentável neutraliza 10 toneladas de dióxido de carbono

Reunindo mais de 300 pessoas no último dia 22 de outubro, a 2ª edição do Conexão Origem Sustentável, evento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) no Centro de Eventos Faccat, em Taquara/RS, neutralizou 10 toneladas de de dióxido de carbono equivalente (CO₂e).

admin
Leitura: 4min

Reunindo mais de 300 pessoas no último dia 22 de outubro, a 2ª edição do Conexão Origem Sustentável, evento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) no Centro de Eventos Faccat, em Taquara/RS, neutralizou 10 toneladas de de dióxido de carbono equivalente (CO₂e). O processo contou com o apoio da Ecovalor e se deu via compra de créditos de carbono tendo como beneficiário o Projeto REDD + ABC Norte, que preserva mais de 140 mil hectares da floresta Amazônica.

O gerente de Marketing e Estratégia da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que o evento, mais do que consolidar a agenda ESG da cadeia produtiva do calçado, demonstra a aplicação prática da sustentabilidade. “Estamos na segunda edição do Conexão Origem Sustentável. As duas edições, juntas, somam a neutralização de mais de 20 toneladas de CO₂e, equivalente ao plantio e conservação de mais de 130 árvores por duas décadas”, conta. A neutralização ocorreu via aplicação de um questionário respondido pelos participantes, a fim de coletar informações referentes ao deslocamento e veículos. Além disso, a equipe fez o levantamento de todo consumo de alimentação, geração de resíduos, materiais da cenografia e promocional, consumo de água e energia, entre outros pontos.

Parcerias
Segundo a gestora de Marketing da Assintecal, Aline Santos, o projeto foi viabilizado pela junção de diversos atores, tanto os que participaram do evento contribuindo com seu conhecimento – como profissionais da Veja, Heineken, Natura, Klabin, Randoncorp, Lunelli e SAP -, quanto patrocinadores, apoiadores institucionais e público participante. “O Conexão Origem Sustentável mostra a importância do trabalho em cadeia para atingimento de resultados. Para ter um mundo mais sustentável, é preciso unir setores, iniciativa privada, governos e sociedade civil”, comenta.

A 2ª edição do Conexão Origem Sustentável teve a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sebrae RS, o patrocínio de Kisafix e da Sicredi, e o apoio da Colorgraf, Dem-Bas Embalagens, Faccat, Ambiente Verde e Ecovalor. A curadoria foi da Conversas Sustentáveis.

Leia também