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A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio do Lab Criativo, lançaram em conjunto o estudo "Iconografia Local”. O objetivo é, por meio de pilares da construção da cultura da cidade, instigar a decodificação de ícones locais para a aplicação no desenvolvimento de produtos, fomentando a economia criativa. A cerimônia de lançamento aconteceu no último dia 5 de abril e reuniu dezenas de empresas locais e autoridades na Vila Belga, em Santa Maria/RS.

Quem coordena o estudo e a posteriormente sua aplicação em produtos é Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal. Segundo ele, por meio de um mapeamento da cidade foi realizada uma pesquisa que resultou em um livro impresso e digital de mais de 300 páginas, além de um vídeo. “O lançamento é uma das etapas do projeto, que prevê ainda duas oficinas criativas presenciais, nos dias 15 e 16 de abril, para para demonstrar a aplicação da pesquisa no desenvolvimento de produtos”, explica Rodrigues, acrescentando que estão previstos, ainda, atendimentos individuais com 10 empresas locais de acessórios, moda, confecção, jóias, artesanato, confeitaria, entre outros, entre maio e agosto deste ano. 

Reconhecer para desenvolver o polo
A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca que reconhecer marcas e identidades são formas de valorizar a História e projetar o futuro. “Por isso, apostamos no estudo ‘Iconografia Local’, cujo resultado é um livro de mais de 100 páginas que mostra as dimensões da cultura santa-mariense, bem como a sua arquitetura, economia, história e cotidiano”, comenta. Segundo Silvana, o estudo contribui para impulsionar a Economia Criativa. Os impactos serão muitos, como no Turismo e no fortalecimento do desenvolvimento regional, já que o trabalho apresenta os principais elementos encontrados no que chamamos de coração do Rio Grande”, diz a executiva, ressaltando que a partir da pesquisa empresários locais ou até mesmo designers de todos os cantos do País estarão mais inspirados para criar coleções e produtos estimulados pela iconografia. 

“Pura inspiração”
Coordenador da pesquisa, Rodrigues destaca que a cidade está rodeada por montes, com um bioma de transição, onde as planícies da Pampa e sua biodiversidade encontram o bioma da Mata Atlântica, criando um ambiente natural, diverso, rico em vegetação, animais, cores e texturas únicas. “Em seu solo, temos um testemunho da pré-história. Essa diversidade também está representada pela grande maioria das etnias que ocuparam seu território ao longo da história. Isso reflete na sua economia, por meio da pecuária, do arroz, da soja, das plantações de hortifrutis, e a nova aposta, a noz pecã. Tudo isso é pura inspiração”, comenta o criativo. 

Entre os temas que são encontrados na publicação, estão Paleontologia, Bioma, Agricultura, Gastronomia, Fé, Vila Belga, Artesanato, Arquitetura, entre outros. 


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