Falar em materiais para moda é nos conectarmos, não só com a cadeia produtiva, mas com a sociedade e o futuro do nosso planeta. Ao produzir um componente, quais preocupações estão na sua cabeça? Que escolhas você faz para transformar o futuro? Pensar no futuro parte de uma atitude. O Prêmio Primus 2019 quer provocar o setor a pensar de que maneira as empresas, os parceiros, os fornecedores e demais públicos podem se unir para buscar soluções mais criativas e inovadoras para o setor. Vamos falar de materiais, mas, mais do que isso, de futuro. Prêmio Primus 2019 - Atitude: a matéria-prima do futuro.
Categoria O Prêmio possui seis categorias, das quais quatro são divididas em micro e pequenas empresas e médias e grandes empresas.
Ideias Inovadoras:
Critérios de avaliação:

Inovação: Capacidade de a ideia ser altamente inovadora, baseado em produtos, processos, serviços a atividades já existentes e/ou baseado em produtos, processos, serviços a atividades ainda não existentes.

Inserção da ideia no mercado: Nível de penetração do mercado-alvo que deseja-se atingir e de que forma a mesma impactará o segmento desejado.

Modelo de negócio: O modelo de negócio pode ser facilmente compreendido e replicável. Foca em gerar mais emprego e renda, reduzir custos, aumentar a competitividade e a quota de mercado e o crescimento.

Valor para o setor: Valor que a solução em questão gera para o setor de componentes para calçados e como propicia algo único para este setor.

Expectativa de resultados: Será avaliada a capacidade de demonstrar resultados através do projeto descrito.
Inovação Tecnológica:
Critérios de avaliação:

Impacto da inovação na produtividade e competitividade da empresa;

Articulação com universidades e institutos de pesquisa;

Sistematização do processo da inovação;

Grau de inovação

O case apresenta uma nova conceituação?

O case propõe-se a melhorar uma ideia já existente no mercado? Em que grau?

Resultados qualitativos e quantitativos obtidos através da inovação proposta
Design:
Critérios de avaliação:

Impacto do design na competitividade da empresa;

Grau de inovação

O case apresenta uma nova conceituação?

O case propõe-se a melhorar uma solução já existente no mercado? Em que grau?

Articulação com universidades e institutos de pesquisa;

Resultados qualitativos e quantitativos obtidos através da inovação proposta.
Exportação:
Critérios de avaliação:

Crescimento no valor exportado;

Valor agregado dos produtos exportados (aumento do preço médio da exportação);

Diversificação de mercados e capacidade de penetração;

Ações de comunicação dirigida aos mercados eleitos;
Sustentabilidade:
Serão considerados como Critérios de avaliação o alinhamento com os indicadores distribuídos entre os 4 pilares da sustentabilidade contidos no programa Origem Sustentável:

Serão premiadas as empresas que se destacarem quanto à Sustentabilidade (micro e pequena empresa e média e grande empresa) considerando os os indicadores distribuídos entre os 4 pilares da sustentabilidade contidos no programa Origem Sustentável:

Econômico: Refere-se às ações tomadas pelas empresas, relacionadas aos seus resultados econômicos, aos direitos dos acionistas e investidores, à competitividade do negócio e à relação entre as empresas, seus stakeholders (clientes, fornecedores etc.). Estão diretamente relacionados ao dia a dia das atividades da empresa. Inclui uso racional da água, matéria prima, combustível e energia; investimentos em P&D; certificações e programas de melhoria contínua; controles de produtividade e avaliação de desempenho dos trabalhadores.

Ambiental: São os ligados às questões de proteção ao meio ambiente, incluindo aspectos importantes como a gestão de resíduos da empresa; coleta seletiva, desenvolvimento de produtos sem toxicidade; alinhamento com a Lei da Política Nacional de resíduos Sólidos; uso de matérias-primas recicláveis ou recicladas; otimização do uso de embalagens e outros.

Social: Monitoram o comportamento da empresa em relação aos seus funcionários e a comunidade. Estão incluídos neste pilar as relações trabalhistas, práticas de segurança no trabalho; ambiente limpo e seguro que favoreça a produtividade e saúde preventiva; formação de pessoas e lideranças; incentivos a educação e realização de programas de integração empresa comunidade.

Cultural: Referem-se às questões culturais da própria empresa, suas origens, histórico, técnicas produtivas diferenciadas; salvaguarda da história, cultura e valores da comunidade local, regional e nacional.
Imprensa:
Critérios de avaliação:

Será premiada a reportagem ou matéria que melhor abordar evolução do setor brasileiro de componentes para couro, calçados e artefatos, que aborde, preferencialmente as quatro categorias premiadas pelo evento.
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Mais informações: (51)3584-5200 ou mercadointerno@assintecal.org.br
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Vídeos
Making Of Prêmio Primus Assintecal | Braskem 2018
Prêmio Primus Assintecal | Braskem 2018
Premiados 2018
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Micro e Pequena Empresa AMBIENTE VERDE Case: Composto Ecológico Multiflex Verde®.
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Micro e Pequena Empresa NANOPLUS Case: Design, conforto e tecnologia em sapatos para diabéticos.
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Média e Grande Empresa FCC Case: Tecnologia aliada à Gestão da Inovação: Produção Contínua de TPU em reator Tubular.
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Micro e Pequena Empresa D’MADERO Case: Bio Deluxe
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Média e Grande Empresa GRUPO COFRAG Case ECO-CABEDAL: Produto eco-friendly sem design ostensivo.
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Micro e Pequena Empresa CAMALEOA Case: Exportar para crescer!
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Média e Grande Empresa MATRIZARIA POLAKO Case: Há 30 anos Moldando negócios no exterior.
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Micro e Pequena Empresa VITRINE ETIQUETAS Case: Melhoria do Processo de Reciclagem Interna de Resíduos em Plastisol.
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Luis Vieira Case SUBSTÂNCIAS RESTRITIVAS: Um desafio a ser encarado.
Galeria de fotos
Informações Prazo para inscrições: 14/12/2018
Prazo para envio do case: 21/01/2019


O jantar de premiação está marcado para o dia 25/02/2019, às 19h, no Swan Tower Av. Dr. Maurício Cardoso, 303 - Hamburgo Velho, Novo Hamburgo

Mais informações pelos e-mails: mercadointerno@assintecal.org.br
ou pelo telefone (51) 3584-5200
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