Inovação Tecnológica - Covestro:
A categoria de Inovação Tecnológica está em sintonia com a gestão da inovação nas empresas. Trata-se de um processo estratégico que busca fomentar a criação, desenvolvimento e implementação de novas ideias, produtos, processos ou serviços em uma organização. Essa categoria se divide em três subcategorias: Inovação Aberta, Projeto no Plano e Projeto em Andamento, sendo que cada uma delas possuem critérios distintos e estão divididas em MPE - Micro e pequeno porte, e MGE - Médio e Grande Porte.
A categoria de Inovação Tecnológica está em sintonia com a gestão da inovação nas empresas. Trata-se de um processo estratégico que busca fomentar a criação, desenvolvimento e implementação de novas ideias, produtos, processos ou serviços em uma organização. Essa categoria se divide em três subcategorias: Inovação Aberta, Projeto no Plano e Projeto em Andamento, sendo que cada uma delas possuem critérios distintos e estão divididas em MPE - Micro e pequeno porte, e MGE - Médio e Grande Porte.
Origem Sustentável:
A categoria será dividida em E - Ambienta, S - Social e G - Governança, cada uma delas subdividida por porte, sendo avaliadas em MPE - Micro e pequeno porte, e também MGE - Médio e grande porte.
Critérios de avaliação:
- Relevância para a Premiação: Como o projeto se alinha aos objetivos e valores específicos da premiação Origem Sustentável.
- Originalidade: Originalidade e criatividade do projeto.
- Grau de replicabilidade: Possibilidade de aplicação da prática em outra operação do mesmo grupo econômico.
- Eficiência e Sustentabilidade Financeira: Gestão eficiente dos recursos financeiros e da sustentabilidade econômica do projeto.
- Transparência e Comunicação: Transparência na comunicação do projeto e na divulgação de informações relevantes para o público interno e externo.
- Resultados: Resultados tangíveis e intangíveis alcançados pelo projeto.
- Impacto: Alterações positivas que o projeto tenha produzido através dos seus resultados.
A categoria será dividida em E - Ambienta, S - Social e G - Governança, cada uma delas subdividida por porte, sendo avaliadas em MPE - Micro e pequeno porte, e também MGE - Médio e grande porte.
Critérios de avaliação:
- Relevância para a Premiação: Como o projeto se alinha aos objetivos e valores específicos da premiação Origem Sustentável.
- Originalidade: Originalidade e criatividade do projeto.
- Grau de replicabilidade: Possibilidade de aplicação da prática em outra operação do mesmo grupo econômico.
- Eficiência e Sustentabilidade Financeira: Gestão eficiente dos recursos financeiros e da sustentabilidade econômica do projeto.
- Transparência e Comunicação: Transparência na comunicação do projeto e na divulgação de informações relevantes para o público interno e externo.
- Resultados: Resultados tangíveis e intangíveis alcançados pelo projeto.
- Impacto: Alterações positivas que o projeto tenha produzido através dos seus resultados.
Design
A categoria Design, está alinhada com a busca por novas soluções inovadoras e criativas, que por meio da Gestão do Design, desenvolvam produtos/processos que possuam impacto no setor coureiro-calçadista e que estejam aliados à estratégia da organização aumentando a competitividade ao negócio.
Subdividida em:
- Micro e Pequenas Empresas;
- Média e Grandes Empresas;
Critérios:
- Impacto do design na competitividade da empresa.
- Grau de inovação:
O case apresenta uma nova conceituação?
O case propõe-se a melhorar uma ideia já existente no mercado? Em que grau?
- Aspectos de design: criação, processo, estética, aplicação.
- Resultados qualitativos e quantitativos obtidos através da inovação proposta.
- Articulação com Stakeholders (parceiros, fornecedores, clientes, universidades e institutos de pesquisa):
O case apresenta algum grau de parcerias?
O case apresenta o nível do alcance de impacto desta parceria, interno ou externo?
*Obrigatório ser inserido foto e/ou vídeo do material sem identificação da empresa, caso não seja enviado, o case será desclassificado.
A categoria Design, está alinhada com a busca por novas soluções inovadoras e criativas, que por meio da Gestão do Design, desenvolvam produtos/processos que possuam impacto no setor coureiro-calçadista e que estejam aliados à estratégia da organização aumentando a competitividade ao negócio.
Subdividida em:
- Micro e Pequenas Empresas;
- Média e Grandes Empresas;
Critérios:
- Impacto do design na competitividade da empresa.
- Grau de inovação:
O case apresenta uma nova conceituação?
O case propõe-se a melhorar uma ideia já existente no mercado? Em que grau?
- Aspectos de design: criação, processo, estética, aplicação.
- Resultados qualitativos e quantitativos obtidos através da inovação proposta.
- Articulação com Stakeholders (parceiros, fornecedores, clientes, universidades e institutos de pesquisa):
O case apresenta algum grau de parcerias?
O case apresenta o nível do alcance de impacto desta parceria, interno ou externo?
*Obrigatório ser inserido foto e/ou vídeo do material sem identificação da empresa, caso não seja enviado, o case será desclassificado.
Exportação
A categoria Exportação, tem como objetivo, premiar empresas que se destacaram com ações estruturantes ao longo do ano anterior, que resultaram no crescimento de suas exportações.
Critérios:
- Crescimento na variação da exportação
- Valor agregado dos produtos exportados (aumento do preço médio da exportação)
- Diversificação de mercados e capacidade de penetração
- Ações de comunicação dirigida aos mercados eleitos
A categoria Exportação, tem como objetivo, premiar empresas que se destacaram com ações estruturantes ao longo do ano anterior, que resultaram no crescimento de suas exportações.
Critérios:
- Crescimento na variação da exportação
- Valor agregado dos produtos exportados (aumento do preço médio da exportação)
- Diversificação de mercados e capacidade de penetração
- Ações de comunicação dirigida aos mercados eleitos