Ideias Inovadoras:
Critérios de avaliação:
Inovação: Capacidade de a ideia ser altamente inovadora, baseado em produtos, processos, serviços a atividades já existentes e/ou baseado em produtos, processos, serviços a atividades ainda não existentes.
Inserção da ideia no mercado: Nível de penetração do mercado-alvo que deseja-se atingir e de que forma a mesma impactará o segmento desejado.
Modelo de negócio: O modelo de negócio pode ser facilmente compreendido e replicável. Foca em gerar mais emprego e renda, reduzir custos, aumentar a competitividade e a quota de mercado e o crescimento.
Valor para o setor: Valor que a solução em questão gera para o setor de componentes para calçados e como propicia algo único para este setor.
Expectativa de resultados: Será avaliada a capacidade de demonstrar resultados através do projeto descrito.
Critérios de avaliação:
Inovação: Capacidade de a ideia ser altamente inovadora, baseado em produtos, processos, serviços a atividades já existentes e/ou baseado em produtos, processos, serviços a atividades ainda não existentes.
Inserção da ideia no mercado: Nível de penetração do mercado-alvo que deseja-se atingir e de que forma a mesma impactará o segmento desejado.
Modelo de negócio: O modelo de negócio pode ser facilmente compreendido e replicável. Foca em gerar mais emprego e renda, reduzir custos, aumentar a competitividade e a quota de mercado e o crescimento.
Valor para o setor: Valor que a solução em questão gera para o setor de componentes para calçados e como propicia algo único para este setor.
Expectativa de resultados: Será avaliada a capacidade de demonstrar resultados através do projeto descrito.
Inovação Tecnológica - Covestro:
Critérios de avaliação:
Impacto da inovação na produtividade e competitividade da empresa;
Articulação com universidades e institutos de pesquisa;
Sistematização do processo da inovação;
Grau de inovação
O case apresenta uma nova conceituação?
O case propõe-se a melhorar uma ideia já existente no mercado? Em que grau?
Resultados qualitativos e quantitativos obtidos através da inovação proposta
Critérios de avaliação:
Impacto da inovação na produtividade e competitividade da empresa;
Articulação com universidades e institutos de pesquisa;
Sistematização do processo da inovação;
Grau de inovação
O case apresenta uma nova conceituação?
O case propõe-se a melhorar uma ideia já existente no mercado? Em que grau?
Resultados qualitativos e quantitativos obtidos através da inovação proposta
Design:
Critérios de avaliação:
Impacto do design na competitividade da empresa;
Grau de inovação
O case apresenta uma nova conceituação?
O case propõe-se a melhorar uma solução já existente no mercado? Em que grau?
Articulação com universidades e institutos de pesquisa;
Resultados qualitativos e quantitativos obtidos através da inovação proposta.
Critérios de avaliação:
Impacto do design na competitividade da empresa;
Grau de inovação
O case apresenta uma nova conceituação?
O case propõe-se a melhorar uma solução já existente no mercado? Em que grau?
Articulação com universidades e institutos de pesquisa;
Resultados qualitativos e quantitativos obtidos através da inovação proposta.
Exportação – Esta categoria está dividida em 3 subcategorias, sendo elas:
1. Empresas de componentes para couro, calçados e artefatos, sendo subdivida em empresas de porte:
Micro e Pequenas empresas
Média e grande empresas
Critérios de avaliação:
- Crescimento no valor exportado;
- Valor agregado dos produtos exportados (aumento do preço médio da exportação);
- Diversificação de mercados e capacidade de penetração;
- Ações de comunicação dirigida aos mercados eleitos;
2. Empresas de Máquinas para Calçados (para todos os portes) parceria com Abrameq
3. Empresas de Máquinas para Couro (para todos os portes) parceria com Abrameq
Para informações sobre os critérios e formulários sobre a subcategoria de máquinas, encaminhe um e-mail para mercadointerno@assintecal.org.br
1. Empresas de componentes para couro, calçados e artefatos, sendo subdivida em empresas de porte:
Micro e Pequenas empresas
Média e grande empresas
Critérios de avaliação:
- Crescimento no valor exportado;
- Valor agregado dos produtos exportados (aumento do preço médio da exportação);
- Diversificação de mercados e capacidade de penetração;
- Ações de comunicação dirigida aos mercados eleitos;
2. Empresas de Máquinas para Calçados (para todos os portes) parceria com Abrameq
3. Empresas de Máquinas para Couro (para todos os portes) parceria com Abrameq
Para informações sobre os critérios e formulários sobre a subcategoria de máquinas, encaminhe um e-mail para mercadointerno@assintecal.org.br
Sustentabilidade:
Serão considerados como Critérios de avaliação o alinhamento com os indicadores distribuídos entre os 4 pilares da sustentabilidade contidos no programa Origem Sustentável:
Serão premiadas as empresas que se destacarem quanto à Sustentabilidade (micro e pequena empresa e média e grande empresa) considerando os os indicadores distribuídos entre os 4 pilares da sustentabilidade contidos no programa Origem Sustentável:
Econômico: Refere-se às ações tomadas pelas empresas, relacionadas aos seus resultados econômicos, aos direitos dos acionistas e investidores, à competitividade do negócio e à relação entre as empresas, seus stakeholders (clientes, fornecedores etc.). Estão diretamente relacionados ao dia a dia das atividades da empresa. Inclui uso racional da água, matéria prima, combustível e energia; investimentos em P&D; certificações e programas de melhoria contínua; controles de produtividade e avaliação de desempenho dos trabalhadores.
Ambiental: São os ligados às questões de proteção ao meio ambiente, incluindo aspectos importantes como a gestão de resíduos da empresa; coleta seletiva, desenvolvimento de produtos sem toxicidade; alinhamento com a Lei da Política Nacional de resíduos Sólidos; uso de matérias-primas recicláveis ou recicladas; otimização do uso de embalagens e outros.
Social: Monitoram o comportamento da empresa em relação aos seus funcionários e a comunidade. Estão incluídos neste pilar as relações trabalhistas, práticas de segurança no trabalho; ambiente limpo e seguro que favoreça a produtividade e saúde preventiva; formação de pessoas e lideranças; incentivos a educação e realização de programas de integração empresa comunidade.
Cultural: Referem-se às questões culturais da própria empresa, suas origens, histórico, técnicas produtivas diferenciadas; salvaguarda da história, cultura e valores da comunidade local, regional e nacional.
Serão considerados como Critérios de avaliação o alinhamento com os indicadores distribuídos entre os 4 pilares da sustentabilidade contidos no programa Origem Sustentável:
Serão premiadas as empresas que se destacarem quanto à Sustentabilidade (micro e pequena empresa e média e grande empresa) considerando os os indicadores distribuídos entre os 4 pilares da sustentabilidade contidos no programa Origem Sustentável:
Econômico: Refere-se às ações tomadas pelas empresas, relacionadas aos seus resultados econômicos, aos direitos dos acionistas e investidores, à competitividade do negócio e à relação entre as empresas, seus stakeholders (clientes, fornecedores etc.). Estão diretamente relacionados ao dia a dia das atividades da empresa. Inclui uso racional da água, matéria prima, combustível e energia; investimentos em P&D; certificações e programas de melhoria contínua; controles de produtividade e avaliação de desempenho dos trabalhadores.
Ambiental: São os ligados às questões de proteção ao meio ambiente, incluindo aspectos importantes como a gestão de resíduos da empresa; coleta seletiva, desenvolvimento de produtos sem toxicidade; alinhamento com a Lei da Política Nacional de resíduos Sólidos; uso de matérias-primas recicláveis ou recicladas; otimização do uso de embalagens e outros.
Social: Monitoram o comportamento da empresa em relação aos seus funcionários e a comunidade. Estão incluídos neste pilar as relações trabalhistas, práticas de segurança no trabalho; ambiente limpo e seguro que favoreça a produtividade e saúde preventiva; formação de pessoas e lideranças; incentivos a educação e realização de programas de integração empresa comunidade.
Cultural: Referem-se às questões culturais da própria empresa, suas origens, histórico, técnicas produtivas diferenciadas; salvaguarda da história, cultura e valores da comunidade local, regional e nacional.
Imprensa:
Critérios de avaliação:
Será premiada a reportagem ou matéria que melhor abordar evolução do setor brasileiro de componentes para couro, calçados e artefatos, que aborde, preferencialmente as quatro categorias premiadas pelo evento.
Critérios de avaliação:
Será premiada a reportagem ou matéria que melhor abordar evolução do setor brasileiro de componentes para couro, calçados e artefatos, que aborde, preferencialmente as quatro categorias premiadas pelo evento.
Mulheres Empreendedoras:
Esta categoria possui o objetivo de premiar mulheres empreendedoras, reconhecendo a liderança de projetos, ações ou iniciativas voltadas para o setor coureiro-calçadista, servindo de estímulo para outras mulheres.
Esta categoria possui o objetivo de premiar mulheres empreendedoras, reconhecendo a liderança de projetos, ações ou iniciativas voltadas para o setor coureiro-calçadista, servindo de estímulo para outras mulheres.