Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar




Parte da equipe da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) esteve, no último sábado (6), na sede da Artecola, em Campo Bom/RS, para entregar o certificado nível Diamante do Origem Sustentável para a empresa. A entrega ocorreu em meio às comemorações de 75 anos da tradicional fornecedora de soluções adesivas e chapas termomoldáveis para uso industrial.

O presidente da Assintecal, que realizou a entrega, Gerson Berwanger, destacou o fato de os consumidores estarem puxando um movimento muito importante em prol da sustentabilidade. “Hoje, os consumidores estão mais conscientes e exigentes, e buscam não somente por produtos ecologicamente corretos, mas por empresas e marcas, efetivamente, alinhadas à sustentabilidade em todos os seus pilares, do social ao ambiental. A Artecola, com essa certificação no nível máximo do programa, se mostra alinhada a esse movimento. A certificação dessa gigante é motivo de satisfação para a Assintecal”, disse. 

A certificação do Origem Sustentável, única de ESG e sustentabilidade do mundo voltada para a cadeia calçadista, ampliou a festa de comemoração dos 75 anos da empresa. “Nos voltamos à sustentabilidade quando ainda não se usava esta expressão para definir o conceito de empresa sustentável. A certificação Diamante valoriza todo o esforço que temos feito para que nosso propósito e estratégias se tornem práticas verdadeiras, entre todos os públicos com os quais nos relacionamos”, comemorou Eduardo Kunst, presidente-executivo da empresa.

Sustentabilidade
O tema Sustentabilidade vem sendo tratado há décadas na Artecola. A Fundação Francisco Xavier Kunst, fundada em 1984, demarcou o início da atuação social. Na mesma época, o foco em produtos mais sustentáveis foi o começo desse processo na área ambiental. Depois, a empresa evoluiu para a visão amadurecida que é praticada hoje, atuando nos pilares econômico, social, cultural e ambiental. “Nos últimos anos, verificamos que o assunto ganhou ainda maior importância, o que foi um grande motivo de comemoração, porque já estávamos alinhados a esse objetivo e preparados para corresponder a muitas demandas que antes não eram tão valorizadas pelo mercado e pela sociedade”, destacou Kunst, frisando que além de todos os ganhos para a sociedade, os projetos sustentáveis fortalecem tecnologias exclusivas e proporcionam vantagens competitivas para a Artecola.

Parte das ações sustentáveis da empresa pode ser conferida no Relatório de Sustentabilidade, que divulga de forma transparente o desempenho ESG, alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os 10 princípios do Pacto Global. Entre os resultados divulgados, está o índice de 80% de reciclagem de seus próprios resíduos e a reutilização de 4.580 toneladas de material, próprio e de outras indústrias, como matéria-prima. Já o percentual de Receita Líquida apurada a partir de produtos sustentáveis chegou a 59% em 2022. O relatório pode ser acessado no site www.artecolaquimica.com.br.

Empresa
A Artecola produz soluções adesivas e chapas termomoldáveis sustentáveis para uso industrial, profissional ou doméstico em diferentes setores: calçadista, moveleiro, automotivo, embalagem, gráfico, construção civil e agrobusiness. Na atual estrutura, conta com três áreas de negócios - Indústria, Consumo e Extrusão. Ao todo, a companhia gera mais de 800 empregos diretos. 

Sobre o Origem Sustentável
Desenvolvido pela Assintecal e pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.

Atualmente somos mais de 90 empresas de calçados e componentes participantes, dentre essas 45 já certificadas. Saiba mais no site www.origemsustentavel.org.br.






Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!