Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



A JCLASS, marca de componentes para calçados de Birigui/SP, é mais uma das empresas certificadas no âmbito do Origem Sustentável, programa de acreditação de empresas com processos produtivos alinhados aos conceitos de ESG. A certificação, no nível Prata, aconteceu na sede da empresa no último dia 28 de setembro e contou com as presenças da diretoria da JCLASS e da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). 

Fundada em 1998, a JCLASS sempre teve a sustentabilidade nos seus pilares ambiental, social, econômico e cultural no seu DNA, mas foi em 2019, a partir da necessidade de organizar os processos internos e comunicar o atendimento às diretrizes de ESG ao mercado, que a empresa iniciou sua jornada no Origem Sustentável. “É importante ser sustentável porque o mundo, o clima e principalmente as pessoas estão mudando constantemente e nós, enquanto empresa, precisamos olhar para essas transformações ao nosso redor e participar como agentes que fazem a diferença diante dessa nova realidade”, destaca o diretor Aécio Marcos Rosaboni Junior. 

Entre os destaques que concederam à JCLASS o cobiçado certificado de empresa sustentável está o reaproveitamento de praticamente todos os resíduos gerados na produção de couraças e contrafortes para calçados. Rosaboni Júnior conta que os resíduos voltam para a produção e se transformam em novos produtos. “Fechamos o ciclo produtivo com reaproveitamento máximo de materiais, além de trabalhar, junto aos clientes, a logística reversa. Ou seja, os produtos usados também podem retornar ao ambiente produtivo”, informa o diretor. Ainda no aspecto ambiental, que traz economias significativas para a empresa, é realizada conscientização para o uso racional de água e energia elétrica, com grande engajamento por parte dos quase 70 funcionários da JCLASS. Na área social, Rosaboni Júnior destaca ações realizadas com colaboradores em datas especiais e comemorativas, com presentes, e a distribuição de frutas, trabalhando também a saúde alimentar dos trabalhadores. 

A inovação e seus ganhos econômicos, que permitem maior investimento em ações voltadas à sustentabilidade, também é uma realidade na empresa. Segundo Rosaboni Júnior, a JCLASS investe pesado em tecnologia e maquinários que visam aumentar a produtividade, prezando pela segurança dos colaboradores e pela qualidade dos materiais produzidos. “Além disso, contamos com um laboratório próprio para desenvolvimento e testes de produtos, diminuindo desperdícios e tornando a produção mais dinâmica e personalizada de acordo com as necessidades dos nossos clientes”, conta. 


Próximos passos
Apontando a importância da sustentabilidade e também que o conceito trabalha uma jornada evolutiva, Rosaboni Júnior projeta alcançar níveis mais altos do Origem Sustentável em um futuro próximo. “Estamos dando um passo por vez de forma muito consistente. Os próximos passos são a conquista do Ouro e Diamante, o nível máximo do programa”, projeta, ressaltando que existem projetos para otimização de materiais e continuidade e ampliação no reaproveitamento de produtos utilizados na produção. “Pelo fato de o mercado estar em constante movimento, adotar ações sustentáveis é cada vez mais importante. Com o recebimento do Origem Sustentável, garantimos com propriedade e credibilidade aos stakeholders de que a nossa organização possui um Programa de Sustentabilidade que foi auditado e certificado através de órgãos especialistas no assunto. Consequentemente, nos confere muito mais visibilidade, proporciona a entrada em novos mercados, facilita a gestão dos processos e traz maior transparência quanto às nossas ações internas e externas”, conclui Rosaboni Júnior. 

Programa
Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue indicadores de cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, DNV, Intertek, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).

Atualmente estão certificadas, além da JCLASS, a Box Print (Diamante), Caimi & Liaison (Diamante), Ambiente Verde (Prata), Bertex (Ouro), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Metalização Igrejinha (Prata), Killing (Ouro), Perfil Injetados (Prata), Reginato Metais (Prata), Branyl (Bronze), Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bibi (Diamante), Grendene (Diamante), Piccadilly (Diamante), Usaflex (Diamante), Vulcabras (Diamante), ZZSAP/Arezzo (Diamante), Calçados Ala (Prata) e Via Marte (Prata). Encontram-se em processo de certificação mais de 60 fabricantes de calçados e componentes brasileiras. Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.



Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!