Rodadas da Assintecal com compradores argentinos deve gerar R$ 3,5 milhões
O Projeto Comprador Argentina, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) por meio do Brazilian Materials, programa de fomento à internacionalização do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), deve gerar R$ 3,5 milhões (US$ 650 mil) para empresas brasileiras.

O Projeto Comprador Argentina, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) por meio do Brazilian Materials, programa de fomento à internacionalização do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), deve gerar R$ 3,5 milhões (US$ 650 mil) para empresas brasileiras. A iniciativa aconteceu no último dia 28, contando com mais de 50 rodadas de negócios entre cinco grupos de compradores argentinos e 17 empresas do setor, em Novo Hamburgo/RS.
O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, explica que o projeto teve o objetivo de fomentar negócios com o mercado argentino, país que recentemente flexibilizou suas importações. “A Argentina é um dos principais mercados para componentes brasileiros e, neste contexto, o projeto se mostrou muito acertado, com negócios sendo realizados e alinhavados para os próximos meses”, avalia.
Um dos importadores convidados foi Tiago Paranhos, do grupo Saxs, de Buenos Aires. Segundo ele, o projeto proporcionou negócios e conexões duradouras com novos fornecedores de materiais. “Apesar de vivermos uma situação econômica delicada, com consumo mais baixo, a Argentina ainda demanda muita produção, o que nos trouxe aqui em busca de novos materiais, principalmente cabedais, elásticos e velcros”, conta. O comprador, que faz a distribuição desses materiais para fábricas do país, destaca a qualidade dos produtos, bem como a atualização deles em acordo com as principais tendências de moda. “Os produtores brasileiros de materiais contam com uma curadoria muito relevante de lançamentos, que é o INSPIRAMAIS. Aqui, podemos adiantar nossas compras com todo esse conhecimento”, conclui.
O fabricante Gérman Schneider, da Pira Calzados, que produz 1,5 mil pares de calçados por dia, veio ao Brasil buscar têxteis para seus produtos. Segundo ele, apesar de ter um preço mais alto do que os materiais asiáticos, o brasileiro “tem uma qualidade muito superior”. “Levamos amostras e fechamos alguns negócios importantes. Além dos materiais serem superiores, conseguimos ganhos com tempo pelas facilidades logísticas de estarmos mais próximos”, avalia o comprador de Buenos Aires.
Participaram das rodadas, com o apoio do Brazilian Materials, os grupos argentinos Donné, Lucía Febrero, Mishka, Pira Calzados e Saxs. Do lado brasileiro, participaram as empresas Spark Hotfix, Wiva Bordados, Texfyt, Jotaclass, Erps, Ônix, MecSul, Tecnomaq, Ambiente Verde, Curtume Abuhler, Elastonordeste, CR Leather, Couro & Arte, Tecpol, Artecola, Curtume Zitty e AngellMaq.
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal܂org܂br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
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