12 set. 2025
admin
Leitura: 4min

Referência no fornecimento de componentes para a indústria calçadista, a FCC, fabricante gaúcha especializada em adesivos, termoplásticos e vedantes, reforça seu papel estratégico no setor, aproveitando feiras regionais para estreitar relacionamento com fabricantes locais, apresentar soluções inovadoras e apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva brasileira.

Neste mês, a FCC participou do INSPIRAMAIS nos Polos em Juazeiro do Norte/CE e estará presente no INSPIRAMAIS de Campina Grande/PB (12) e na Semana da Indústria Calçadista Catarinense (SEINCC), em São João Batista/SC (22 a 24), consolidando um circuito de 10 feiras calçadistas em 2025.

Fundada há 56 anos, a FCC possui atuação consolidada no mercado calçadista: está presente nas mais importantes marcas de calçados esportivos globais, fornece para os 50 maiores produtores de calçados do Brasil e já desenvolveu mais de 500 formulações dedicadas ao setor. Anualmente, 200 milhões de pares de calçados são produzidos com materiais desenvolvidos pela FCC, o que demonstra sua relevância na indústria nacional e internacional. “A participação da FCC em feiras regionais permite testes práticos, cocriação de soluções e fechamento ágil de negócios, aproximando a empresa de fabricantes de diferentes portes e consolidando sua posição como parceiro estratégico, e não apenas fornecedor de insumos”, afirma Francisco Gonçalves, diretor de negócios da FCC.

Indústria química mais inovadora do Rio Grande do Sul, segundo o ranking Campeãs da Inovação 2025 do Grupo Amanhã, a FCC está na fase final de construção da primeira fábrica de ETPU (poliuretano termoplástico expandido) da América Latina. Utilizado principalmente em solados de calçados esportivos e de alta performance, o ETPU se destaca por leveza, conforto, durabilidade e flexibilidade, oferecendo uma alternativa tecnológica avançada que até então dependia da importação. “Com o ETPU, nossos clientes terão acesso a uma tecnologia superior, que combina alto desempenho e redução de perdas, atendendo à crescente demanda por calçados de performance”, afirma Marcelo Reichert, CEO da FCC.

Com tecnologia automatizada e infraestrutura de ponta, a nova unidade produtiva fortalece o compromisso da FCC com a inovação contínua. Somente em 2025, a empresa está investindo mais de R$50 milhões em tecnologia, gerando impacto direto no desenvolvimento econômico e industrial do Rio Grande do Sul.

Leia também