Institucional

Grupos Setoriais

Realizar

Através dos grupos setoriais, a Assintecal tem por objetivo mobilizar as empresas para atuação cooperativa, de forma que se atendam as demandas coletivas de setores específicos, demonstrando que essas iniciativas facilitam os resultados, atuando junto aos órgãos governamentais e apoiadores.

Grupo Setorial Adesivos:

Atualmente com 8 empresas participantes, o grupo setorial adesivos tem realizado ao longo de sua existência diversas ações e projetos beneficiando o setor como um todo. O grupo reúne-se periodicamente uma vez por mês, sempre na primeira terça-feira.

Conheça alguns dos principais projetos do grupo:

O objetivo do projeto é fazer com que ocorra o descarte correto das embalagens (latas) de produtos químicos, respeitando o Decreto Estadual 28.356/98 Art. 1º e 8º.

Através do projeto, as empresas participantes (Artecola, Bertoncini/Formiline, Amazonas e Killing) possuem coletivamente um ponto de destinação de suas embalagens, aonde seus clientes podem destinar corretamente o material. A ação conta com a empresa parceira Ecosystem.

A cartilha de adesivos foi idealizada pelas empresas participantes do grupo tendo como propósito principal auxiliar seus clientes em termos de informação e treinamento de seus colaboradores em processos de colagem e utilização adequada dos adesivos nos calçados.
http://www.assintecal.org.br/files/downloads/assintecal-cartilha-gupo-de-adesivos-portugues-internas-cs5-web.pdf

Com o objetivo de informar a indústria calçadista sobre as mudanças na classificação e rotulagem de produtos químicos, o grupo desenvolveu um informativo sobre o Sistema Global Harmonizado – GHS. No material também são informadas as alterações na FISPQ.
http://www.assintecal.org.br/files/downloads/cartilha-ghs-versao-web.pdf

Grupo Setorial Laminados Sintéticos:

Atualmente com 8 empresas participantes, o grupo setorial de laminados sintéticos tem realizado ao longo de sua existência, diversas ações e projetos beneficiando o setor como um todo. O grupo reúne-se periodicamente uma vez por mês, sempre na terceira quinta-feira.

Conheça alguns dos principais projetos do grupo:

O grupo conquistou, com o auxilio da Assintecal e outras entidades, o aumento do imposto de importação dos produtos: NCM 6406.10.00 - Partes superiores de calçados e seus componentes e NCM 6406.20.00 - Solas exteriores e saltos.

Consulta finalizada, o produto foi corretamente classificado na NCM 3921.13.90.

O grupo conquistou a redução do imposto de importação do produto: NCM 2924.1922 - N-Dimetilformamida. E trabalha para renovar a medida.

Nova NCM para os Papéis Gofrados com alíquota reduzida.

Com o objetivo de auxiliar a indústria calçadista para melhor utilização do laminado sintético de PU e PVC o grupo desenvolveu uma cartilha técnica com informações como características, controle de qualidade e cuidados nos procedimentos.

Clique aqui e acesse a Cartilha Técnica Laminados Sintéticos

Grupo Setorial Laminados Sintéticos de PVC:

Grupo específico das empresas produtoras de PVC. Conta atualmente com 9 empresas participantes, as reuniões ocorrem no Estado se São Paulo a cada dois meses.

Com o objetivo de auxiliar a indústria calçadista para melhor utilização do laminado sintético de PU e PVC o grupo desenvolveu uma cartilha técnica com informações como características, controle de qualidade e cuidados nos procedimentos.

Clique aqui e acesse a Cartilha Técnica Laminados Sintéticos

Grupo Setorial Têxtil:

Atualmente com 17 empresas participantes, o grupo setorial têxtil tem realizado ao longo de sua existência, diversas ações e projetos beneficiando o setor como um todo. O grupo reúne-se periodicamente uma vez por mês, sempre na última quinta-feira.

Grupo Setorial Químicos para Couro:

Atualmente com 11 empresas participantes, o grupo setorial de químicos para couro tem realizado ao longo de sua existência, diversas ações e projetos beneficiando o setor como um todo. O grupo reúne-se periodicamente a cada dois meses, sempre na terceira segunda-feira.

Caso sua empresa tenha interesse em participar de algum dos grupo setoriais, entre em contato com a Assintecal através do e-mail institucional@assintecal.org.br.

Projetos

INTEGRAR

Case Projeto Esportivo

O Grupo dos Esportivos foi criado em 2012 para atuar de forma proativa na busca de soluções que alavanquem a competitividade do setor, resultando na consolidação de uma plataforma internacional de artigos esportivos.

Foram realizadas reuniões e workshops para identificação e alinhamento de demandas relativas a materiais para a indústria de artigos esportivos entre empresas integrantes da Associação pela Indústria e Comércio Esportivo - ÁPICE e da ASSINTECAL.

O objetivo do projeto é elaborar, em conjunto com os associados da ÁPICE e da ASSINTECAL, uma Agenda Positiva de trabalho para alavancar o fornecimento de materiais tecnológicos brasileiros para a indústria esportiva.

Com a missão de tornar as empresas brasileiras de componentes potenciais bases exportadoras para marcas globais de artigos esportivos, a parceria entre as entidades buscou, como primeira ação, a identificação das principais demandas, visando assim um direcionamento mais efetivo à indústria nacional. Assim, foi elaborada uma matriz Tecnologia X Atributos de 23 demandas diferentes de produtos. Ao final do trabalho, 20 produtos foram adequados e passaram a ser fornecidos para os grandes players.