Walter Rodrigues apresenta pesquisa The Turning Point
O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, apresentou, no último dia 26 de agosto, a pesquisa de inspirações The Turning Point, que será materializada em mais de mil produtos no próximo INSPIRAMAIS, em Porto Alegre/RS.

O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, apresentou, no último dia 26 de agosto, a pesquisa de inspirações The Turning Point, que será materializada em mais de mil produtos no próximo INSPIRAMAIS, em Porto Alegre/RS. O estudo foi detalhado em formato híbrido, na sede da Assintecal (Novo Hamburgo/RS) e on-line.
Como de praxe, o estilista iniciou a apresentação detalhando a metodologia da Pirâmide, que norteia a pesquisa de lançamentos do salão de moda e leva em consideração os insights dos 10% (laboratório de inovação e topo da pirâmide), 30% (materiais em desenvolvimento no meio da pirâmide) e 60% (produtos já aprovados pelo mercado e base da pirâmide).
Na 33ª edição do INSPIRAMAIS, a pesquisa apresentada nos materiais lançados será a The Turning Point, os 10% da pirâmide. O estudo tem como referência a obra “Ponto de Mutação”, escrita por Fritjof Capra em 1981. Segundo Rodrigues, vivemos tempos muito semelhantes aos vividos na década de 1980, com um mundo “mais fechado”, protecionismo crescente, tarifas extras e polarização. A obra traz a necessidade de um ponto de mutação sob uma perspectiva ecológica e feminina.
Dentro do contexto, a pesquisa aponta que passamos de uma Modernidade Líquida, conceito popularizado por Bauman no qual tudo era líquido e fluído, para uma Modernidade Gasosa, em que as coisas já não apenas fluem, mas “evaporam no ar”, dando a ideia de volatilidade e velocidade. Partindo desse ponto, a The Turning Point traz três temas.
Gasoso Holístico
O primeiro deles é o “Gasoso Holístico”, que com um ponto de vista feminino aponta o design como meio de contemplação, regeneração e afeto com tecnologia. “Aqui, vemos muita leveza e silhuetas em materiais que se comportam como canal de transformação, remetendo a movimento, luz e vapor. A moda, nesse contexto, é muito auxiliada pelas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) nas suas criações, “Cada vez mais, os criativos desenvolvem coisas para colocar nos pés”, frisa Rodrigues.
Neste tema, predominam materiais com transparências, tules, nylons, volumes e misturas.
Gasoso Biológico
O subtema “Gasoso Biológico” é influenciado pelo ancestral digital, com texturas orgânicas, muitas camadas, aspectos celulares (de plasma), aspectos gelatinosos, amorfismo e futurismo, tudo com o auxílio da IA. Já os materiais de destaque são biopolímeros, nanoceluloses e tecidos desenvolvidos com cultura de bactérias.
Ruptura
O terceiro tema é Ruptura, que reforça a necessidade de transformação e da criação de “desordens narrativas”. A importância de ir contra o status quo e dar espaço para a recuperação da individualidade perdida em meio a um mundo homogêneo e permeado de repetições se faz fundamental. A revisão da forma, forte tendência dos anos 1980, aparece trazendo estranhamento, mantendo bases clássicas e destacando a inventividade nas formas.
Para as criações de materiais, as influências predominantes são as construções tridimensionais, com dobras abruptas, sobreposições e fragmentações, colocando o corpo como base para a criação de novas geometrias.
A cartela de cores da The Turning Point traz como cores principais o violeta ice, o amarelo e o acqua.
Os 30% e 60%
Os 30% e 60% da pirâmide, que estão, respectivamente, em fase de desenvolvimento ou já no mercado de massa, também foram comentados pelo estilista. Nos 30%, a Human trouxe como palavra-chave a Esperança e o senso de Comunidade e Utopia. Nas criações, aparecem bases tecnológicas que remetem à dança e movimento, com muitas transparências, acetinados, modelagens circulares, bases de neoprene, maleabilidade, maximalismo, brilhos, luzes, linguagem pop, entre outros aspectos.
Nos 60%, a Burnout apresenta um cenário mais sombrio, trazendo características referenciadas no fetiche, no romantismo e na era vitoriana com a contraposição do sci-fi e seus aspectos inorgânicos e tecnológicos. Nos materiais, a Burnout se traduziu em grandes volumes, vernizes, brilhos, banhos de metal, muitas tachas e pins que remetem aos anos 80 e a uma cultura “dark”.
O salão
O INSPIRAMAIS é uma uma realização da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional. A próxima edição do evento acontece nos dias 27 e 28 de janeiro de 2026, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS. Saiba mais no site www.inspiramais.com.br.
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