18 jul. 2025

É tempo de “esperança comprometida” 

Além de negócios, experiências e networking, a 32ª edição do INSPIRAMAIS, principal salão de lançamentos de materiais para as indústrias de calçados, confecções, tapeçaria automotiva, móveis e bijuterias da América Latina, trouxe muito conteúdo relevante.

admin
Leitura: 7min

Entre os destaques de uma programação com dez palestras, estavam as apresentações do tema Human, que foi base para os mais de mil produtos lançados no evento, o preview da pesquisa para 2027_II que será materializada no próximo INSPIRAMAIS e do projeto “Iconografia Local – Bioma Amazônico”.

Uma das palestras mais concorridas do INSPIRAMAIS, a apresentação da pesquisa Human foi conduzida pelo coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues. Na oportunidade, o estilista ressaltou que a moda, depois de um período obscuro, que baseou a pesquisa Burnout, revive com a palavra-chave Esperança. “Mas é uma esperança comprometida, é uma esperança que resgata o sentido comunitário e de utopia”, frisou. A pesquisa Human apresentou materiais influenciados pela dança, pelo lúdico, maximalismo, nostalgia e cultura jovem. Com base tecnológica, o subtema Comunidade bebeu muito do movimento, da elasticidade e da fluidez, com muitos acetinados, transparências e malhas. Já o subtema Utopia trouxe muita intensidade, presente no maximalismo, nas estampas e distorções. Na cartela de cores, sobressaíram o verde (ervilha), os tons azuis e o salmão. 

Preview 2027_II

A pesquisa que irá basear as criações apresentadas no próximo INSPIRAMAIS, em janeiro de 2026, é a The Turning Point. Inspirada pela sagacidade de Fritjof Capra, autor do livro Ponto de Mutação (1981), o estudo é uma aguda crítica ao pensamento cartesiano. Segundo Rodrigues, 44 anos depois do lançamento do livro a história se repete. O visionário Capra  previa uma revolução a partir da ciência que incluiria novos conceitos de espaço, de tempo e de matéria. “Hoje acrescentamos a visão de Francesco Morace que diz que estamos, de fato, no meio de uma metamorfose. Vivemos uma evaporação numa sociedade cada vez mais volátil, etérea e efêmera. As redes sociais transformam a modernidade líquida, de Bauman, em uma modernidade gasosa”, explicou. 

A pesquisa The Turning Point é dividida em dois temas principais: Gasoso e Ruptura. No tema Gasoso temos dois subtemas – o Biológico, que apresenta superfícies com texturas orgânicas inspiradas em imagens  microscópicas, concedendo à moda ares de amorfismo, futurismo e aspecto gelatinoso. Nas criações, aparecem muita leveza, fluidez e impressões 3D, materiais e superfícies que se comportam como ar, vapor, luz e emoção. Já o subtema  Holístico é baseado em “novas feminilidades” forjadas na visão sistêmica e na perspectiva ecológica. “Aqui, desponta o design como meio de contemplação, afeto e regeneração”, contou Rodrigues. 

O segundo tema é Ruptura, que vai de encontro às padronizações e às convenções do status quo. “Nesses tempos de algoritmos que homogeneíza tudo, se faz necessária uma transformação, uma resposta potente que trata de recuperar a individualidade, a identidade, a emoção e a liberdade para ser o que  se queira ser”, frisou o estilista, Na Ruptura, aparece o que o pesquisador chama de “revisão da forma”. Nas criações, a pesquisa se materializa em bases clássicas, tendo o corpo como suporte de novas geometrias (“coisas” para calçar), construções tridimensionais de nova linguagem, dobras abruptas, desconstruções e sobreposições. Na cartela de cores da The Turning Point, aparecem, principalmente, tons azuis, amarelos, laranjas, verdes escuros e roxos. 

Mais conteúdos

Além das palestras que apresentaram as pesquisas desenvolvidas, o INSPIRAMAIS contou com o lançamento do livro “O Jeans do Brasil: Um Mergulho na História do Denim Nacional”, as apresentações do The Human Project e do Hub Conexão Criativa, um painel sobre marketing de moda e do projeto Iconografia local: Bioma Amazônico, entre outras. 

O salão

O INSPIRAMAIS foi uma realização da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização foi do Brazilian Materials e a parceria do Sebrae Nacional. A próxima edição do evento acontece nos dias 27 e 28 de janeiro de 2026, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS. 

Leia também