10 jul. 2025
admin
Leitura: 4min

A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, esteve, no dia 10 de julho, no escritório da marca calçadista francesa Veja, em Campo Bom/RS. Na oportunidade, a executiva foi recebida pelo gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa, Reges Henrique Andrade da Costa. Também participaram do encontro, representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e o consultor do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, Marnei Carminatti.

Segundo Silvana, a Veja é uma referência para a cadeia produtiva do calçado quando o assunto é sustentabilidade, não somente no seu pilar ambiental, mas também social. “Nós, enquanto agentes representantes da produção de uma indústria que é a maior do Ocidente, temos o compromisso de fomentar a cultura da sustentabilidade. Por isso estamos aqui, para parabenizar e, ao mesmo tempo, trocar informações importantes com esse grande case internacional de referência de práticas ESG que é a marca Veja”, destaca. Atualmente, a marca francesa terceiriza sua produção em algumas fábricas no Rio Grande do Sul.

Respira Acre
Na oportunidade, também foi entregue ao executivo da Veja um exemplar do livro do projeto Respira Acre, que contou com informações da marca. Uma dessas informações é de que, no Acre, a marca vem focando no uso de borrachas sustentáveis extraídas pelas comunidades locais. No ano passado, foram compradas quase mil toneladas de borrachas de seringueiros acreanos, pelas quais foram pagos valores acima dos praticados no mercado. Em uma das passagens do livro, Sebastião dos Santos Pereira, gerente da Cadeia Produtiva da Borracha na Veja, fala: “não compramos somente um produto (borracha), pois poderíamos comprá-lo do lado da fábrica, em São Paulo, por um preço muito mais baixo. Nós pagamos por um serviço muito importante, que é a preservação da floresta”.

Assista ao vídeo do projeto Respira Acre no link.

Leia também