Categoria
Compartilhe por email
Preencha o nome e email para quem você deseja compartilharMetalsinos recebe certificação no nível Bronze do Origem Sustentável
O Origem Sustentável, programa de certificação de práticas ESG para empresas da cadeia produtiva do calçado, segue credenciando o setor para um futuro mais sustentável. No dia 29 de agosto, em eventos realizados nas sedes das empresas Metalsinos (Araricá/RS) e Metalização Igrejinha (Igrejinha/RS), a primeira recebeu certificação no nível Bronze (mais de 20% dos indicadores do programa atingidos) e a segunda foi recertificada no nível Prata (mais de 40% dos indicadores atingidos).
A gestora de Marketing e Relacionamento da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Aline Santos, que acompanhou as entregas, destaca a importância do reconhecimento das práticas de sustentabilidade das empresas. “São práticas que, além de garantir um futuro melhor por meio da preservação ambiental e do respeito aos direitos humanos, acabam por trazer maior competitividade para as empresas”, pontua, acrescentando que os consumidores buscam por fabricantes que produzam de acordo com as melhores práticas de ESG. “O Origem Sustentável busca certificar todos os elos da cadeia, dos fornecedores de materiais ao fabricante do produto final, pois entendemos que a sustentabilidade precisa estar em todos os pontos produtivos”, explica a gestora.
Certificada pela primeira vez, a Metalsinos é uma empresa especializada no desenvolvimento e produção de metais para os mercados calçadista, moveleiro e de confecção. Tendo iniciado suas atividades em 1987, a empresa possui importante carteira de clientes no Brasil, desempenho que vem consolidando sua posição de destaque e expansão no mercado nacional e nas exportações.
O diretor comercial da Metalsinos, Luis Eduardo Jardim, ressalta que a empresa trabalha na busca por alternativas inteligentes no tratamento de resíduos. “A partir de análises do impacto ambiental da cadeia produtiva, a empresa implantou uma série de medidas de controle da poluição, diminuindo também o desperdício de recursos e contribuindo para a preservação de nossos recursos naturais. Por tudo isso, a Metalsinos vai além da simples obediência às legislações em gestão de sólidos e líquidos”, conta. Segundo ele, outros pontos de destaque na empresa são a otimização do consumo de água - em colunas de troca iônica nas águas de lavagem de soluções e reutilização de efluentes galvânicos - e produtos químicos.
Recertificação
Fundada em 2013, a Metalização Igrejinha foi recertificada no nível Prata e sempre teve preocupação com questões relacionadas à sustentabilidade nos seus pilares ambiental, social e econômico. Entre os destaques da empresa está o aproveitamento da água da chuva para utilização nos banheiros e para refrigeração das injetoras utilizadas no processo produtivo e uma usina solar com mais de 200 placas.
Já a Metalização Igrejinha foi recertificada no nível Prata
O programa
Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de mais de 100 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias são Diamante (+80% dos indicadores alcançados), Ouro (+60%), Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek, Bureau Veritas e DNV. Mais informações no site www.origemsustentavel.org.br.
Categoria
Compartilhe por email
Preencha o nome e email para quem você deseja compartilharVeja também
11.09.2024
INSPIRAMAIS volta para Porto Alegre e anuncia edição também em São Paulo
A 31ª edição do INSPIRAMAIS, principal salão lançador de materiais para as indústrias de calçados, vestuário, móveis, tapeçarias e bijuterias, anuncia que, a partir de 2025, terá edições em...
06.09.2024
Box Print é recertificada no nível máximo do Origem Sustentável
A Box Print, indústria de embalagens de Campo Bom/RS, foi recertificada no nível máximo do Origem Sustentável, o Diamante. O evento de entrega aconteceu no dia 5 de setembro, na sede da empresa, e...