Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar





Representantes da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) estiveram em Brasília, no último dia 3 de abril, para uma reunião com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Vianna. 

No encontro, o presidente, a superintendente e o gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Gerson Berwanger, Silvana Dilly e Luiz Ribas Júnior, apresentaram os resultados do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa de apoio às exportações do setor mantido pelas duas entidades, e do MPE Exportadora, também realizado junto à ApexBrasil e com a parceria do Sebrae Nacional. O objetivo é inserir micro e pequenas empresas no mercado de exportação, as auxiliando na operação, com suporte técnico e informação de Inteligência de Mercado. Em 2022, conforme relatório da Assintecal, foram auxiliadas 17 empresas, sendo que oito delas iniciaram o processo de exportação por meio do programa. 

Programa
Segundo Berwanger, o programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals, com a ApexBrasil, foi assinado pela primeira vez no final da década de 90 e tem papel fundamental no incremento das exportações do setor de componentes e químicos para couro e calçados. “No ano passado, tivemos um crescimento bastante expressivo, pelas condições do mercado internacional, mas também em função do apoio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, principalmente no mercado latino-americano”, comenta, ressaltando que mais de 300 empresas do setor são apoiadas pelo programa. 

Com mercados-alvo na Colômbia, México, Peru, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Vietnã e China, o programa foi fundamental para a boa performance das exportações do setor em 2022. Dados elaborados pela Assintecal apontam que, no ano passado, as exportações do setor geraram US$ 421,2 milhões, 12% mais do que em 2021. No comparativo com a pré-pandemia, em 2019, o crescimento foi ainda mais significativo, de 18%. Os principais destinos foram Argentina, China e Portugal. Conforme relatório da Assintecal, associadas ao programa respondem por mais de 75% dos valores gerados pelos embarques.

Sustentabilidade
Nos anos recentes, o programa de internacionalização vem dando especial atenção para o tema da sustentabilidade, não somente em produtos e materiais, mas também no processo produtivo da cadeia. “Hoje, temos o único programa de certificação de ESG para a cadeia produtiva do calçado no mundo, o Origem Sustentável, que é promovido em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Para os próximos anos, vamos intensificar essa comunicação no mercado internacional, com o objetivo de ampliar ainda mais a nossa participação além-fronteiras, já que a sustentabilidade é, cada vez mais, uma exigência nos principais mercados, especialmente dos Estados Unidos e Europa”, comenta Berwanger. 

O presidente da ApexBrasil, na oportunidade, ficou bastante impressionado com os dados apresentados, ressaltando o compromisso da entidade no fomento das exportações brasileiras, não somente em termos quantitativos, mas também qualitativo, ampliando o número de destinos dos materiais. 







Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.



Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!