Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



A pesquisa que dará origem aos mais de mil materiais inovadores para a indústria de calçados, confecções, móveis e bijuterias que serão apresentados na 28ª edição do INSPIRAMAIS, em Porto Alegre/RS, já está em andamento. Marcado para os dias 11 e 12 de julho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), o salão terá como tema a pesquisa "Homo Faber”. 

Inspirada na obra do sociólogo e historiador norte-americano Richard Sennett, a pesquisa explora o trabalho manual e não industrializado, destacando a relevância cada vez maior da originalidade diante de um mundo permeado por cópias e produtos padronizados. O estilista e coordenador do Núcleo de Design e Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Walter Rodrigues, mais uma vez, está à frente da pesquisa, que está em fase de desenvolvimento nas fábricas participantes do INSPIRAMAIS. “Nos tempos atuais, a criatividade e a capacidade inerente aos humanos foi substituída pela necessidade de alta produção, de volumes estratosféricos que banalizam a criação e resultam na uniformização de produtos. Hoje, os consumidores estão mais conectados nas redes, são exímios pesquisadores e buscam produtos que reflitam a essência das marcas, o que torna a originalidade cada vez mais relevante. As certificações e os processos de rastreabilidade, por exemplo, explicitam a origem dos materiais e definem a escolha da compra por esses consumidores”, destaca o estilista, ressaltando que a pesquisa em andamento buscará materiais de moda inéditos e que enfatizem a manualidade e a criatividade. “As mãos não estão mais separadas da mente, nem intelectual e nem socialmente. No próximo INSPIRAMAIS, essa regra estará nos materiais apresentados no salão”, explica Rodrigues. 

Temas
Neste contexto, estão entre os temas da pesquisa Homo Faber o Pragmatismo, que traz a qualidade, perfeição, requinte e a excelência do “Made in Italy”, muito presente em coleções da Bottega Veneta, Prada e Salvatore Ferragamo; a Geometria, presente em grifes como Eudon Choi, Sacai, Rick Owens e Cubel; e a Poesia, que enfatiza a importância da manualidade nas peças, presentes em coleções de grandes marcas internacionais, como a Dior e a Balmain. “Aqui no Brasil, existe uma safra bastante interessante de novos designers que utilizam a manualidade em suas criações, caso de João Maraschini, que vem se destacando no cenário internacional utilizando essa técnica de criação”, adianta Rodrigues. 

Na cartela de cores, a pesquisa Homo Faber destaca a Emperador, Cabana Blue, Tuscany, Cayenne, Nocturne, Jade Green, Turbulence, Burnit Sienna, Baroque Rose e Antler. 

Sobre o salão
Com mais de 150 expositores de materiais e componentes para os setores de calçados, vestuário, móveis e bijuterias, o INSPIRAMAIS é uma promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional. Saiba mais no site www.inspiramais.com.br.



Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!