Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



O case do Origem Sustentável, único programa de certificação em ESG da cadeia produtiva do calçado no mundo, segue chamando a atenção de importantes setores da economia nacional. No último dia 8 de junho, a Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), entidades gestoras do programa, foram convidadas a participar do Nonwovens Day. Realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT), o encontro foi realizado nos dias 8 e 9 de junho de forma 100% on-line e reuniu palestras sobre produção, máquinas, inovação, filtração, Economia Circular, ESG, entre outros temas voltados à sustentabilidade.

Ressaltando a importância da sustentabilidade para a cadeia calçadista, não somente no pilar ambiental, mas social, econômico e cultural, a gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos, contou o histórico do Origem Sustentável. Criado como um protótipo em 2012, o programa passou por aperfeiçoamentos como forma de trazer maior credibilidade e transparência para as certificações, que hoje são concedidas nos níveis Diamante (80% ou mais dos indicadores atingidos), Ouro (60% ou mais), Prata (40% ou mais) e Bronze (mínimo de 20% para micro e pequenas empresas e de 30% para médias e grandes empresas). “O Origem Sustentável, que conta com auditorias externas do Senai, Intertek, SGS, Bureau Veritas e DNV, traz mais de 100 indicadores de ESG com referências internacionais, o que contribui para os negócios tanto no mercado interno quanto externo, cada vez mais exigente no que diz respeito à sustentabilidade”, conta Aline. 

Ressaltando o crescimento do programa, que conta com 11 produtores de componentes e fabricantes de calçados já certificados - Boxprint (Diamante), Caimi & Liaison (Diamante), Vulcabras (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bibi (Diamante), Piccadilly (Diamante), Usaflex (Diamante), Bertex (Ouro), Tintas Killing (Ouro), Perfil Injetados (Prata) e Fibertex (Prata) - e outras 68 empresas em processo de certificação, o gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destacou que a cadeia produtiva brasileira é a mais sustentável do planeta no comparativo com os principais produtores de calçados do mercado mundial. “Hoje, temos a menor emissão de CO2 e a maior taxa de utilização de energias renováveis no comparativo com os países produtores de calçados. São números importantes, que podem evoluir ainda mais e sobretudo devem ser comunicados ao mercado”, comenta o gestor, acrescentando que a indústria de calçados e componentes investe, anualmente, mais de R$ 450 milhões em inovação, sendo 47% desse montante em iniciativas voltadas à sustentabilidade produtiva. 

Conheça mais sobre o programa no site www.origemsustentavel.org.br.




Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!