Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar
No momento que o Brasil recupera protagonismo no mercado internacional de calçados, a Fábrica Conceito produzirá na Fimec 2022 um modelo de calçado tipo exportação com meio ponto de numeração (uma prática usada tanto pelo mercado norte-americano quanto europeu). A feira será realizada de 8 a 10 de março nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Também como destaque, um modelo de tênis em knit da marca Arezzo, produzido com injeção direta em PU. A Fábrica estará focada ainda em duas questões fundamentais para as indústrias de calçados - sustentabilidade ambiental e soluções para a transformação dos parques industriais do setor para o conceito de indústria 4.0.

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Consultoria Empresarial, a fábrica é um projeto que tem como propósito apresentar aos fabricantes de calçados que visitam a feira soluções tecnológicas para o processo de fabricação de calçados e artefatos. Para tornar o projeto realidade, são convidadas indústrias de calçados que queiram apresentar seus produtos e experimentar as tecnologias lançadas na mostra.

Na edição de 2022, o projeto terá as parcerias de duas gigantes do setor - Calçados Arezzo e Calçados Paquetá. O coordenador técnico do IBTeC, Paulo Model, responsável por toda a parte operacional do projeto, explica que “serão quatro linhas de produção - duas da Arezzo, uma da Paquetá e uma operacionalizada pelos alunos do curso técnico de calçados Senai. A operação terá a participação 70 empresas, entre as marcas de calçados, mais fornecedores de máquinas, equipamentos, componentes, matérias-primas e soluções tecnológicas. Em torno de 110 colaboradores (incluindo os 60 alunos do Senai Calçado) responderão pela produção de 2,2 mil pares de calçados nos três dias de feira.

Knit com injeção direta
Em uma das linhas da Arezzo será produzido um modelo de tênis casual feminino e na segunda um modelo de tênis masculino, construídos com tecnologias de última geração. Pela primeira vez na história da Fábrica Conceito, haverá uma linha de produção de tênis femininos em knit com injeção direta do solado (o que está sendo possível em parceria com a fabricante de máquinas injetoras Sulpol). A linha de tênis masculino, também em knit, será montada a partir da técnica string (em parceria com Isa Tecnologia). Será utilizado um fio especial da Rhodia e PU da Basf

Scarpin
Outro destaque do projeto é um scarpin da marca Paquetá, todo pensado para atender o mercado internacional. Fabricado na numeração inglesa do 6 ao 10, o sapato será produzido no sistema de numeração internacional, com meio ponto, para atender diferentes medidas de pés no seu comprimento. O modelo está na grade de exportação da Paquetá. O propósito de trazer este modelo para ser produzido na Fimec, segundo o diretor da Coelho Assessoria, Luis José Coelho, “é fortalecer a imagem do produto de exportação dos fabricantes brasileiros”.

O scarpin da marca Paquetá que será produzido na Fábrica Conceito é construído com materiais sustentáveis. O cabedal é feito em couro isento de cromo. A palmilha de montagem é feita com composto de resíduos industriais, mais papelão duro. Já o  salto é injetado com material reciclado e solado desenvolvido com base em borracha, com insumos oriundos de fontes renováveis. 

Alunos Senai
Em uma terceira linha, operacionalizada por 60 alunos da Escola Senai Calçado, a Fábrica Conceito produzirá um modelo de calçado feminino com salto anabela. Estudantes do curso técnico de formação de jovens para atuar nas indústrias de calçados da Escola Senai responderão pela produção, sob a coordenação dos professores do curso. Haverá um modelo que utilizará costuras programadas com alta tecnologia, em parceria com a empresa Orisol, e as palmilhas terão processo de alta frequência também da Orisol.

O presidente da Fenac, Márcio Jung, afirma que “estamos vivendo um momento ímpar, no mercado da América Latina e no mercado interno, com  a maior demanda por calçados que já houve em muito tempo. Esta realidade faz com que os fabricantes brasileiros busquem maior produtividade e melhores processos, para oferecer mais qualidade em seus produtos”. 

Jung enfatiza que “nunca foi tão importante buscar melhorias nos processos produtivos”, e salienta que “quem estiver melhor preparado vai obter melhores resultados e vai conseguir longevidade para sua empresa. Por isto, a Fábrica Conceito, inserida no ambiente de negócios da Fimec, é perfeita para que os fabricantes percebam em um ambiente similar às suas fábricas, as melhores maneiras para implementar processos, tecnologias e melhorias em suas empresas”.

O diretor da Coelho Consultoria empresarial, Luis José Coelho, afirma que “neste momento, que o mercado de calçados inicia um forte aquecimento, fruto da recuperação gradual da economia, do reabastecimento das lojas do mercado interno que estavam sem estoque, e do retorno de muitos importadores, notadamente do mercado americano, a Fimec retorna com toda força, mostrando através da Fábrica Conceito o que há de mais moderno, sustentável e inovador no setor de calçados”. De acordo com Coelho, “o projeto estará apresentando processos altamente eficientes e produzirá vários modelos, tanto feminino como masculino, mostrando ao público visitante vários sistemas produtivos que agregam alta tecnologia. Além disso, é o retorno do setor aos eventos presenciais na área de insumos e equipamentos”.

Já o presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, lembra que “temos alertado, desde 2020, sobre as oportunidades que os exportadores brasileiros teriam nos próximos anos, como consequência das tensões entre China e os mercados consumidores mais importantes do mundo, especialmente Estados Unidos. Foi pensando nisto que inserimos no projeto um modelo de calçado todo voltado para o mercado externo. Será uma oportunidade de os industriais de calçados que visitarem a feira prospectarem tecnologias e processos para implementar em suas linhas de produção”. Griebeler enfatiza ainda acreditar que “a Fábrica, que estará sendo realizada em sua 12ª edição, historicamente contribui de forma significativa para o desenvolvimento do setor calçadista, porque ela é palco de importantes lançamentos de tecnologias, processos e insumos para qualificar a produção nacional de calçados”.



Fonte: Assessoria de Imprensa IBTeC


Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!