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Preencha o nome e email para quem você deseja compartilharCom parceria do Sebrae, aplicação e coleta de dados da Unisinos, estudo auxilia fabricantes de componentes na avaliação da sua competitividade no mercado
Criado com o objetivo de
contextualizar a utilização de matérias-primas e insumos, auxiliando fabricantes
de componentes na avaliação de sua competitividade no mercado e a escolha da
melhor estratégia de entrada dos produtos em diferentes polos do país, o
Mapeamento dos Polos – Quantificação dos Materiais no Calçado inicia a produção
de uma nova edição a partir do próximo mês. O estudo é realizado pela
Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e
Artefatos (Assintecal), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro
e Pequenas Empresas (Sebrae), e com aplicação e coleta de dados pela Unisinos.
A primeira edição da
pesquisa foi realizada há dez anos. Desde então, o modelo vem sendo
aperfeiçoado. A previsão para este ano é a consulta a 200 indústrias
calçadistas dos principais polos do Brasil, o que corresponde a 80% da capacidade
nacional de calçados no país. No Rio Grande do Sul, fazem parte empresas do
Vale dos Sinos, Vale do Paranhana e outras localidades. Em São Paulo,
participam indústrias de Franca, Jaú e Birigui. Já em Minas Gerais constam Nova
Serrana e outras localidades. Completam a lista São João Batista e outras
localidades de Santa Catarina, estados como Bahia, Paraíba, Ceará e Pernambuco,
do Nordeste, localidades do Espírito Santo, Paraná e Goiás, além de outras
cidades de São Paulo.
De acordo com Luiza Fontana
Winck, analista de Inteligência de Mercado da Assintecal, essa edição da
pesquisa será importante para mapear a retomada da indústria. “A última edição
da Quantificação dos Materiais foi feita em 2019. Abrangendo os principais
polos, teremos um retrato do uso dos materiais neste período de recuperação
pós-pandemia”, destaca. A análise também oportuniza o mapeamento de
oportunidades, pois trabalha com a realidade do que está acontecendo no Brasil.
Serão ouvidas empresas que
consomem produtos como cabedal e forro (couro, laminado PVC, laminado PU e
têxtil), solado (PVC, TR, PU, TPU, borracha – incluindo SBR, látex e laqueado –
EVA e couro), adesivos (base solvente, base água, hot melt e filmes), enfeites
(metal, plástico, pedraria e têxtil) e macrocomponentes (borracha, PVC, TR, PU
e EVA) para calçados feminino, masculino, infantil, esportivo, segurança e
injetado.
Luiza explica que o
levantamento deve disponibilizar informações estratégicas para as empresas a
fim de auxiliá-las na identificação de tendências de materiais por polos,
direcionamento de marketing, produção e propagação do conhecimento, além de
contribuir para o planejamento estratégico e avaliação da competitividade no
mercado e orientação para definição dos produtos. “Também oferece subsídios para
investimento na prospecção de novos mercados de atuação e visibilidade da
marca, por meio da inserção do logotipo da empresa (quando patrocinador)”,
explica. O produto faz parte do portfólio da Assintecal e poderá ser adquirido
pelas empresas interessadas a partir do início de 2022. Para mais informações,
os contatos são os seguintes: inteligencia@assintecal.org.br, relacionamento@assintecal.org.br, ou (51) 3584-5200.
Para mais informações, entre em contato com Marketing da Assintecal:
(51) 3584-5200
marketing1@assintecal.org.br