Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar
Exportadores de roupas de malha na Índia receberam uma proposta do governo para a construção de sete mega parques têxteis nos próximos três anos. A revelação de um esquema de Mega Investment Textiles Parks (MITRA) foi feita pela Ministra das Finanças do país, Nirmala Sitharaman, no discurso sobre o orçamento de 2021-22 na primeira semana de Fevereiro.

Espera-se que o esquema permita que a indústria têxtil se torne globalmente competitiva, atraia grandes investimentos, impulsione o emprego e aumente as exportações. Sitharaman disse que os parques ofereceriam “infraestrutura de classe mundial com instalações “plug and play” para permitir a criação de campeões globais em exportações”.


Saudando o anúncio, Raja Shanmugham, fabricante de malhas e exportador de Tirupur, disse que países vizinhos menores, como Bangladesh, ultrapassaram a Índia por causa da falta de produção em volume dos exportadores do país. “Os parques têxteis nos dariam a chance de integrar nossas operações”, disse Shanmugham. “A maioria de nossos participantes são micro e pequenas empresas. Usar essas instalações nos ajudará a aumentar nossa escala e crescer.”

Comentando sobre o esquema, a Ministra do Ministério dos Têxteis, Smriti Zubin Irani, disse: “MITRA será uma virada de jogo para a Indústria Têxtil Indiana. Junto com o esquema de incentivos vinculados à produção, o MITRA levará a maiores investimentos e melhores oportunidades de emprego. Uma ênfase na infraestrutura de última geração por meio do MITRA dará aos nossos fabricantes nacionais um campo de atuação equitativo no mercado internacional de têxteis e abrirá o caminho para que a Índia se torne um campeão global de exportações de têxteis em todos os segmentos ”.


De acordo com o Economic Times, o plano pode dobrar o valor da indústria têxtil da Índia para US$ 300 bilhões até 2025-26, com os parques tendo como objetivo o fornecimento ininterrupto de água e energia, serviços públicos comuns e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento. A Índia já está construindo cerca de 60 parques têxteis no âmbito do Esquema para Parques Têxteis Integrados (SITP), dos quais 22 foram concluídos. No entanto, seu progresso lento devido a atrasos na obtenção de terras e outras autorizações legais de governos estaduais e financiamento atrasado levaram o governo a recorrer aos parques MITRA.


Como as localizações dos parques ainda não foram confirmadas, também se espera que os parques sigam metas ambientais, sociais e de governança para atrair compradores e investidores internacionais. O esquema também deve ajudar a conter o fluxo de fabricantes indianos se mudando para fora da Índia, enquanto procuram outros países que oferecem oportunidades mais competitivas. O secretário têxtil da União, Ravi Capoor, disse ao India Today:


“Como estamos competindo com outros destinos, como Bangladesh, Vietnã, Turquia, países da Europa Oriental, Etiópia, México e outros países latino-americanos, a indústria têxtil indiana, em coordenação com o centro e governos estaduais, está tomando várias medidas, incluindo reformas trabalhistas, para se manter competitivo.” 

O projeto do Mega Parque Têxtil Kakatiya em Telangana, empreende uma área de mais de 481,58 hectares. Telangana é um dos maiores produtores de algodão de fibra longa, enquanto Warangal é um dos maiores estaleiros do mercado de algodão. O conceito básico do Parque é oferecer um ecossistema completo de manufatura para a Indústria Têxtil e de Confecção em suas instalações, para atrair investidores.

Enquanto a Índia se organiza em aumentar seu parque industrial têxtil para disputar com a China e Bangladesh, a exportação de têxtil e vestuário, o Brasil continua patinando. A Índia, Rússia, China, África do Sul e Brasil fazem parte do Brics. Em três décadas, o Brasil foi o país que mais se desindustrializou entre os Brics. O Brasil assumiu o primeiro lugar da desindustrialização em meados da década de 1990.

Fonte: Stylo Urbano 

Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!