Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

O denim branqueado é popular há muitas décadas como uma declaração de moda, mas o processo usado para remover o índigo do denim geralmente envolve produtos químicos agressivos ou gás ozônio, ambos muito prejudiciais à saúde dos trabalhadores do setor de confecções e ao meio ambiente. Para resolver isso, a empresa italiana de produtos químicos sustentáveis ​​Officina+39 desenvolveu um tratamento chamado Oz-One Powder. Ele permite que os fabricantes alcancem aquela aparência de lavagem ácida de uma forma ecologicamente correta.

O novo produto é isento de cloro e permanganato de potássio e é utilizado em um processo sem água que pode ser realizado em temperatura ambiente, bastando colocar o pó numa máquina de lavar vazia com o denim. O processo também não requer uma máquina de ozônio, o que o torna mais econômico.

O pó Oz-One age quebrando os corantes índigo e preto de enxofre, e também quebra os próprios corantes sustentáveis ​​da Officina, para produzir um efeito branqueado. A empresa surgiu com o conceito do produto enquanto a Itália estava em bloqueio por causa da pandemia do coronavírus. A empresa sentiu que seria importante manter o ímpeto da indústria de denim em direção à sustentabilidade assim que as restrições fossem suspensas.


Como uma empresa sustentável, a Officina está particularmente preocupada com o fato de que “a indústria do denim não retroceda em parte do progresso que fez para reduzir sua pegada ambiental geral”. De acordo com Andrea Venier, Marketing da empresa, “Espera-se que, mesmo em um momento difícil devido à pandemia global, uma nova tecnologia como o Oz-One Powder dê às lavanderias uma opção extra de oferecer às marcas tecnologias melhores e mais sustentáveis, utilizando as máquinas à sua disposição. ”

A cada ano, a indústria têxtil é responsável pelo consumo de mais de 79 bilhões de metros cúbicos de água, 1.715 milhões de toneladas de emissões de CO2 e 92 milhões de toneladas de resíduos, e esses números devem aumentar em 50% até 2030. Conscientização crescente desse problema levou a um número crescente de inovações para lidar com ele. Recentemente, eles incluíram algodão reciclado renovável e iniciativas de moda com desperdício zero .

Fonte: Stylo Urbano


Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!