Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar
Empresas participantes do Projeto investem em sustentabilidade como agente diferencial de competitividade, promovendo upgrade de qualidade em lançamentos para o mercado.

A 20ª edição do único salão de inovação e design de materiais da América Latina, o Inspiramais, que acontecerá em janeiro, nos dias 14 e 15, discutirá a conectividade entre os vários aspectos da moda, dando notabilidade à sustentabilidade e à tecnologia. 

Comemorando 10 anos de lançamento para o mercado de moda, atendendo aos setores calçadista, moveleiro, automotivo, confecção, acessórios e bijuterias, o Inspiramais apresenta inovações que também se destacam no Espaço de Sustentabilidade 2021_I. 

Com curadoria da designer Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais, e realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Projeto, em sintonia com a proposta da temporada, foi criado para dar visibilidade e estímulo a trabalhos e empresas que creem na sustentabilidade como um diferencial para seus produtos. 

Participam do Espaço empresas com inclinação explícita para a inovação e que têm como mote principal o engajamento sustentável como diferencial de produto, fatores que potencializam a busca de competitividade e qualidade no mercado de moda nacional. 



A Ambiente Verde apresentará soluções em displays e materiais promocionais com Ambiplast, superfície realizada pela transformação de resíduos sólidos industriais.

A Braschemical trará o pigmento amarelo fluorescente, EZ-17, sem formaldeído, não tóxico e com alta performance, para tintas em geral. 

O Grupo Cofrag exibirá o Eco-Care, uma poliamida reciclada que permite a fiação de fios de alta qualidade e que retém as propriedades das fibras virgens. Outra novidade será o PLA-Bio, polímero fabricado pela dextrose (açúcar), que, na maioria das vezes, é derivada da cultura de milho. O item possui ainda características similares às do poliéster, com origem em fontes fósseis. 

A ITM mostrará o EcoFio Tingimentos Naturais, uma linha de tecidos feitos com fios reciclados de algodão, recuperados e transformados em novos fios por cooperativas, com tingimento realizado por corantes naturais. Outro ponto importante: toda a energia utilizada na fabricação vem de fonte renovável. 

A Solus apresentará SOLUS ECOSMART, um compósito à base de couro reconstituído para a utilização em cabedal de calçados.

A TOP Shoes trará o cabedal knit, desenvolvido a partir do resíduo de PET retirado da natureza.

A Altero levará a linha INNOVA, com o INNOVA HIGH, produto realizado em liga de metal nobre, livre de metais pesados e substâncias restritivas, com acabamento de alta resistência, sem o uso de água e sem geração de resíduos, e o INNOVA FREE, produto elaborado em liga de metal nobre, livre de metais pesados e substâncias restritivas, com acabamento de alta resistência, com uso restrito de água e sem geração de resíduos.

A CIFA Fios e Linhas vai expor a Tupiplast ecogreen, uma linha de produtos que utiliza, em sua composição, poliamida 100% biodegradável. A tecnologia empregada em sua matéria-prima permite que o fio se biodegrade a partir de 3 anos em aterro sanitário, reduzindo seu impacto ambiental.

A Apta mostrará a linha Bio Tputm Lubrizol: produtos de alta performance para injeção, impressão 3D e formulação de adesivos contendo entre 30% e 64%* de bio-based.

A Tacosola apresentará a palmilha EVA sustentável, um produto EVA com resina à base de cana-de-açúcar que se enquadra no selo I'm Green, da Braskem, com mais de 51% de biobase e tecido superior de lã natural.

A kisafix exibirá um portfólio completo de produtos sustentáveis: produtos econômica, ambiental e socialmente sustentáveis para colagem – adesivos, primers, agentes de limpeza e auxiliares. A linha é composta de itens isentos de solvente (base-água, hot melt) e que promovem o uso responsável de recursos no processo (economia de energia, de espaço, do uso de equipamentos, manutenção e mão de obra, etc.), além de promover maior salubridade no ambiente fabril.

A Linhasita apresentará a Green Fiber, uma das primeiras linhas de poliamida biodegradável do mundo, item que se decompõe em menos de 4 anos, depois do descarte em aterros sanitários. E a Acqua Free, linha que não usa água na produção, eliminando processos de tingimento – fator que representa uma economia mensal de 621 mil litros de água mensal e 7,5 milhões de litros de água por ano em sua produção.

A Pettenati destacará o tecido Salt and Pepper Reciclato, item produzido com a combinação de fios lisos e mesclas de poliéster reciclado de garrafa PET pós-consumo. O tecido é fabricado em um ciclo de produção sustentável, com responsabilidade social e ambiental, em conformidade com a Lista de Substâncias Restritas (RSL), em processos limpos, utilizando recursos naturais de forma eficiente – redução de consumo e tratamento de água, matriz energética de fonte renovável e resíduos têxteis transformados em adubo orgânico ou coprocessados.

A OTB exibirá o Projeto Retornável OTB – Logística Reversa de Produtos da Empresa, com as canetas OTB usadas para reciclagem. A empresa recompra as canetas usadas de seus clientes, responsabilizando-se pelo destino correto e pela reciclagem dos resíduos.

A Plastiluzzi apresentará o Laminado PVC Juta, produzido com material 100% reciclado e com aplicação de fibra natural de Juta, e o Fachete de PVC, isento de substâncias restritas e com fibra de bambu.

Vale destacar que a entrada para o Inspiramais é gratuita aos profissionais do setor e ocorrerá no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas em www.inspiramais.com.br.


Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!