Categoria
Compartilhe por email
Preencha o nome e email para quem você deseja compartilharA Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), por meio do Brazilian Materials, programa de apoio à internacionalização do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realizou missão para mapeamento de biomateriais no Acre. O objetivo foi identificar potencialidades do uso sustentável da floresta amazônica para o desenvolvimento de materiais para a indústria de calçados. A missão ocorreu entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro, com dirigentes e consultores da ApexBrasil e da Assintecal.
Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design e Pesquisa da Assintecal, ressaltou que a missão identificou grande potencial para o desenvolvimento de biomateriais, especialmente pela riqueza do artesanato local, baseado em sementes, fibras naturais e madeira caída da floresta como matéria-prima ideal para a confecção de pequenos objetos e para a aplicação em técnicas de marchetaria. “Além disso, a biodiversidade local oferece um vasto conteúdo inspirador, com formas, texturas, cores e estampas que despertam a criatividade. Nossa pesquisa, realizada tanto na floresta quanto nas cidades, explorou essas riquezas naturais, abrindo novas possibilidades criativas e artísticas. floresta”, explicou Carminatti. O látex extraído das seringueiras é outro grande potencial. “Destaque também para a parceria realizada entre os extrativistas sustentáveis e a marca de calçados Veja, em um trabalho social incrível de cooperativismo, que une a exploração sustentável da floresta com geração de emprego e renda para as famílias locais”, contou o consultor.
Com relação aos povos originários da região, como Puyanawa, Marubo e Huni Kui, Carminatti destacou um trabalho muito rico de artesanato com biomateriais como miçangas e sementes, que poderão se transformar em enfeites para calçados. “Existe um sentimento muito forte de resgate da ancestralidade e da florestania, que visa manter e conservar a floresta de pé, conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação dos ecossistemas florestais”, destacou Carminatti.
Brasil sustentável e inovador
Segundo Viviane Iark, gestora do Projeto Brazilian Materials na ApexBrasil, a missão de mapeamento de biomateriais no Acre representa um passo fundamental para fortalecer a imagem do Brasil como um líder em sustentabilidade e inovação. “Ao explorar as riquezas naturais da Amazônia de forma responsável e promover o desenvolvimento de materiais sustentáveis, mostramos ao mundo que é possível aliar competitividade com práticas ESG sólidas”, avaliou a gestora, destacando que a iniciativa coloca o Brasil na vanguarda da indústria calçadista global, ao mesmo tempo em que gera impacto social positivo, integrando comunidades locais e respeitando a biodiversidade.
Aplicação
Após o mapeamento inicial, a pesquisa será aplicada em 10 grupos de empreendedores/artesãos do Acre. Os produtos desenvolvidos serão apresentados em exposição durante o INSPIRAMAIS, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2025, em Porto Alegre/RS.
Missão
Nos dias de missão, a comitiva visitou localidades históricas e culturais, além de reservas extrativistas e povos originários nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri. A missão de biomateriais contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae/AC), do Brazilian Materials, do Brazilian Leather, projeto de exportação do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), e da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB).
Sobre o Brazilian Materials
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto Brazilian Materials, realizado pela Assintecal, ApexBrasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas para cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal܂org܂br.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do País. Conheça no site https://apexbrasil.com.br/.
Categoria
Compartilhe por email
Preencha o nome e email para quem você deseja compartilharVeja também
04.11.2024
INSPIRAMAIS abre inscrições para edição de Porto Alegre/RS
A 31ª edição do INSPIRAMAIS, único salão de lançamentos de materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, moveleiro e de bijuterias, está com inscrições abertas...
28.10.2024
Assintecal apresenta produtos com identidade cultural de Santa Maria
Vila Belga, em Santa Maria/RS. Crédito: João Alves Em um projeto inovador com o objetivo de estimular a criação de produtos com a identidade cultural de Santa Maria/RS, a Associação...