Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



Criada em 2014, quando realizava prestação de serviços em dublagens, resinas e fornecimento de tecidos, a Primu’s Têxtil, a partir de 2017, passou a fornecer tecidos de moda para o setor calçadista. Como uma empresa que desde sempre trabalhou o conceito de sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural, a Primu’s Têxtil se destacou no mercado e logo alcançou o reconhecimento de clientes em todo o País por fornecer não somente materiais, mas processos produtivos ecologica e socialmente responsáveis. No último dia 24 de novembro, o reconhecimento foi coroado com o recebimento do Origem Sustentável, única certificação de ESG para a cadeia produtiva do calçado em âmbito mundial. 

A sócia-administradora da empresa, Jaqueline Beatrís Schmitz, destaca que a Primu’s Têxtil tem uma identidade muito transparente e clara quanto aos seu objetivos  na sociedade. “Buscamos um crescimento saudável e consciente, satisfazendo os interesses dos públicos internos e externos, tanto colaboradores, como fornecedores e comunidade. Nossa empresa segue todas as legislações vigentes sempre mantendo em dia seus compromissos fiscais, sociais e de meio ambiente”, comenta. Segundo ela, na área ambiental a empresa busca, internamente, minimizar o máximo possível a geração de resíduos, como aparas de tecidos. Em 2021, por exemplo, foram enviados para coprocessamento um total de 1.920 quilos de resíduos, enquanto foram doados para a Cooperativa Catavida - recicladora de Novo Hamburgo/RS - mais de 700 quilos de papelão, papel e plástico. “Não enviamos nada para aterro sanitário”, orgulha-se a gestora. 

Comunicação
Nas mídias sociais, segundo Jaqueline, a empresa busca trazer para a pauta da sociedade ações de reciclagem, apoio a materiais e produtos sustentáveis, iniciativas de reaproveitamento e uso consciente dos recursos naturais, entre outras medidas. “O objetivo é estimular a sociedade, gerando engajamento em ações que protejam o nosso planeta”, afirma. 

Programa
A certificação no nível Bronze do Origem Sustentável (mais de 20% dos 104 indicadores cumpridos) é motivo de orgulho e responsabilidade para a empresa, que busca alçar voos - e níveis de certificação - mais altos nos próximos anos. Segundo Jaqueline, a certificação, além de ser um termômetro interno de como está a organização da empresa como um todo, também demonstra para o público externo o comprometimento institucional diante das demandas do mercado. “O mercado vem buscando fornecedores mais comprometidos com indicadores de sustentabilidade. Estamos inseridos em um nicho de mercado global que exige produtos confiáveis para um consumidor cada vez mais exigente em termos de sustentabilidade”, comenta, ressaltando que quanto mais empresas aderirem ao programa mais competitiva ficará a cadeia produtiva do calçado. 

Gestão
“Com o programa Origem Sustentável aprofundamos nossos conhecimentos de  que a sustentabilidade não é apenas o requisito ambiental, mas também econômico, social e cultural. Durante o processo para a certificação, percebemos que já realizamos muitas ações de ESG, mas sem levantamento de dados. O Origem Sustentável nos deu uma direção para melhorarmos nossos controles e avançar na busca de melhores resultados na gestão como um todo”, avalia a administradora da empresa, ressaltando que a Primu’s Têxtil seguirá o desafio de melhorar ainda mais os índices de sustentabilidade. 

A empresa
Atualmente com sede em Estância Velha/RS, onde mantém produção e showroom, a Primu’s Têxtil oferece ao mercado tecidos como jeans, lonas, lurex, jutas, tecidos sustentáveis e esportivos, entre outros. 



Sobre o Origem Sustentável
Criado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), o Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.

Atualmente são mais de 80 empresas participantes e um grupo relevante de certificadas como Calçados Ala (Prata), Ambiente Verde (Prata), Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bertex (Ouro), Bibi (Diamante), Box Print (Diamante), Broplast (Bronze), Unidade Branyl SP (Bronze), Caimi & Liaison (Diamante), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Grendene (Diamante), Unidade Killing RS (Ouro), Metalização Igrejinha (Prata), Unidade Perfil Injetados RS (Prata), Piccadilly (Diamante), Primu’s Têxtil (Bronze), Ramarim (Diamante), Redeplast (Bronze), Reginato Metais (Prata), Unidade ZZSAP Arezzo/Schutz RS (Diamante), Usaflex (Diamante), Via Marte (Prata), Unidade Vulcabras CE (Diamante).

Encontram-se em processo de certificação mais de 60 fabricantes de calçados e componentes brasileiras. Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.

 


Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!