Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



A sustentabilidade assume um papel cada vez mais importante na cadeia do calçado. Prova disso foi a 3ª edição das Rodadas de Negócios da Sustentabilidade, promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). O evento foi realizado ontem (25) no Swan Tower, em Novo Hamburgo/RS, e contou com a participação de 28 fornecedores de materiais sustentáveis e 19 indústrias de calçados. 

A gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, Aline Santos, destaca que o mercado, instigado pela recuperação da demanda e pela conscientização maior do consumidor, vem buscando cada vez mais alternativas sustentáveis. “As rodadas de negócios da sustentabilidade movimentaram a cadeia e apontaram para um movimento de mercado consistente, que busca uma produção cada vez mais em sintonia com os conceitos de ESG”, avalia. 

Responsável pelo Desenvolvimento de Produto da Solvay, Marlise Margaritelli destacou que o modelo de negócios proporcionado pelas Rodadas, além de corroborar com o bom momento, de retomada do mercado calçadista, foi acertado ao otimizar o tempo dos envolvidos, que puderam conhecer uma grande variedade de materiais e insumos sustentáveis durante o dia. “Notamos uma procura muito grande por produtos ecologicamente corretos e, de fato, um interesse muito grande por parte dos calçadistas, que questionaram sobre linhas específicas”, contou. Segundo Marlise, a maior procura ficou por conta do agente de expansão sustentável da Solvay, que além de não ser tóxico à saúde humana e ao meio ambiente, tem uma durabilidade até 10 vezes superior à dos agentes convencionais. 

Participando pela primeira vez das rodadas de sustentabilidade, a Pápryka Cosméticos está investindo em produtos sustentáveis para atender a cadeia do calçado. A responsável química da empresa, Fabiana Blos, comemorou a participação, ressaltando que, ao longo do evento, foram 14 encontros frutíferos com indústrias de calçados interessadas na alternativa anti-mofo produzida pela empresa. “Os participantes, de fato, estavam muito interessados no produto, que além de ser uma inovação para o mercado tem aspectos de sustentabilidade importantes, pois tem uma durabilidade média de um a dois anos, enquanto os convencionais possuem durabilidade de cerca de três meses”, disse. Fundada há 19 anos, a Pápryka Cosméticos atua há uma década no setor calçadista, segmento em que pretende reforçar a participação nos próximos anos, principalmente diante da retomada do mercado e da maior procura por materiais sustentáveis. 

Representando a rede de lojas Renner, Luisa Xavier, da área de Sustentabilidade, destacou a gama de materiais e produtos sustentáveis apresentados no evento. “Agradecemos o convite para participar das rodadas, que apresentaram opções sustentáveis que estão alinhadas com as estratégias da Renner para os próximos anos”, comentou. 

Participaram das rodadas as calçadistas ADG Export, Adidas do Brasil, Arezzo&co, Beira Rio, Calçados Bibi, Concept Exportadora, Conforto Artefatos de Couro, Dakota, Fyore, Grendene, Klin, Lab House Footwear, Lojas Renner, Novope Calçados, Paquetá, Piccadilly, Usaflex, Veja Fair trade e Vulcabras. Já os fornecedores foram representados por 2M3D, Advance, Artecola, Atena Têxtil, Atta Injetados, Basf, Bertex, Camaleoa, Cipatex, Cofrag, Courovale, FCC, ITM, Jotaclass, Lamiclass, Leather Labs, Magma/Espugum, OTB, Palmiarte, Páprika Cosméticos, Pegasus, Plastiluzzi, Pollibox, Silquim, Solvay, Stickfran, Suntex e Wolfstore.


Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!