Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



A 21ª edição da Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc), feira que acontece entre 20 e 22 de setembro, no Centro de Eventos de São João Batista/SC, foi palco para mais uma certificação do Origem Sustentável. A entrega da certificação para a Calçados Ala aconteceu ontem (21) e contou com as presenças da diretoria da empresa, dirigentes do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal). 

O diretor Comercial da Calçados Ala, Jonatha dos Santos, comemora a conquista da certificação no nível Prata (mais de 40% dos indicadores alcançados) e ressalta que a jornada é uma realidade na empresa e que a meta é alcançar o nível máximo nos próximos dois anos. “A sustentabilidade, não somente no aspecto ambiental, mas também social e econômico, é uma jornada em evolução dentro da Calçados Ala”, comenta. Segundo ele, além da certificação apontar caminhos na área para a empresa, ela ajuda a organizar processos e também em ganhos de imagem diante de um mercado cada vez mais exigente, no Brasil e no exterior. “O Origem Sustentável agrega valor à empresa, auxiliando também no ganho de competitividade”, diz. 

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, destaca que a Calçados Ala é a primeira empresa certificada no polo catarinense. “A sustentabilidade, como sempre frisamos, é um caminho sem volta. As empresas que não buscarem ações afirmativas por meio de práticas de ESG ficarão para trás. A certificação da Calçados Ala é a primeira de Santa Catarina e certamente abrirá portas para que mais empresas do polo busquem o reconhecimento e deem um salto de competitividade no mercado brasileiro e internacional”, comenta. 

Sustentabilidade 
A fabricante de calçados femininos, que emprega mais de 800 colaboradores, recicla todo o papelão utilizado na produção e aboliu o uso de copos plásticos no ambiente fabril. Em cinco anos, segundo o diretor da empresa, foram poupados mais de 6 milhões de copos plásticos. Já a reciclagem de papelão chega a mais de 25 toneladas por ano.  

Em termos de produtos, a calçadista lançou, em julho de 2020, a coleção Zatz Eco, produzida com cabedal 100% em knit desenvolvido com garrafas pet. “São oito garrafas pet por par, garrafas que seriam descartadas. Já comercializamos mais de 30 mil pares, o que equivale a 240 mil garrafas”, conta o diretor. O calçado Zatz Eco tem solado de PVC expandido produzido com palha de arroz, que concede ainda mais apelo de sustentabilidade ao produto. “Para as próximas coleções, a meta é produzir ainda mais linhas com apelo sustentável. Vejo, principalmente, o mercado internacional, que absorve 30% da nossa produção, mais preocupado com sustentabilidade. A adoção de produtos e produção mais sustentáveis é um foco constante da Ala”, conclui Santos. 

A empresa
Fundada em 1985, a Calçado Ala teve sua primeira fábrica instalada em São João Batista/SC. Seguindo sua trajetória de crescimento, inaugurou em 2017 a primeira filial em Canelinha/SC. Além de fabricar suas marcas próprias (Ala e Zatz), a empresa fabrica na modalidade private label - com a marca do cliente. 

Origem Sustentável
O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue indicadores de cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, DNV, Intertek, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).

Atualmente estão certificadas, além da Calçados Ala, a Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bibi (Diamante), Grendene (Diamante), ZZSAP/Arezzo (Diamante), Box Print (Diamante), Caimi & Liaison (Diamante), Piccadilly (Diamante), Usaflex (Diamante), Vulcabras (Diamante), Bertex (Ouro), Killing (Ouro), Ambiente Verde (Prata), Calçados Ala (Prata), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Metalização Igrejinha (Prata), Perfil Injetados (Prata), Reginato Metais (Prata), Via Marte (Prata) e Branyl (Bronze). Encontram-se em processo de certificação mais de 60 fabricantes de calçados e componentes brasileiras. Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.

Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!