Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



Uma das maiores indústrias de calçados do País, a Grendene recebeu a certificação Origem Sustentável no último dia 13 de setembro. A entrega aconteceu na sede da empresa, em Farroupilha/RS, e contou com as presenças da diretoria e do presidente da fabricante, Rudimar Dall’Onder, e dirigentes da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Com a estratégia de negócios alinhada a um modelo de produção ecoeficiente, a Grendene foi certificada no nível máximo do Origem Sustentável, o Diamante, pelo qual mais de 80% dos indicadores do programa devem ser alcançados. Na oportunidade, Dall’Onder destacou a importância da certificação e do engajamento maior tanto de calçadistas quanto de fornecedores em processos de ESG certificados. Para o gerente da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da empresa, Carlos André Carvalho, o selo é mais uma confirmação de que a empresa está no caminho certo. "Não só para que os nossos produtos apresentem melhor desempenho sobre consumo de água e energia elétrica, emissões de gases de efeito estufa e geração de resíduos, mas também para que os nossos parceiros embarquem conosco nessa jornada", destaca.

O presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ressalta que a Grendene é um reforço de peso rumo a uma indústria calçadista sustentável no Brasil. “Uma das maiores fabricantes de calçados do País agora tem sua produção certificada no nível máximo de sustentabilidade e, certamente, terá um impacto importante, especialmente junto aos seus clientes. Hoje é um dia muito importante para o setor calçadista brasileiro.”

Jornada sustentável
Com mais de 3 mil fornecedores cadastrados, a companhia contribui para que eles trilhem suas próprias trajetórias de sustentabilidade. Há um Código de Conduta específico para esse público, que passa por frequentes homologações no intuito de assegurar o respeito às melhores práticas de mercado. Um aspecto importante, por exemplo, é garantir que a fabricação e o desenvolvimento dos produtos e seus ingredientes não envolvam testes ou qualquer ingrediente de origem animal, secundário ou derivado, uma vez que toda a linha da Grendene possui registro na Vegan Society.

Outro ponto observado pela certificação Origem Sustentável foi a capacitação de funcionários, dentro da Universidade Grendene. “Essa frente é muito importante para apoiar o desenvolvimento de carreira das nossas pessoas, oferecer conteúdo educacional alinhado às estratégias do negócio e estimular o processo de aprendizagem atrelado à prática profissional”, diz Alceu Albuquerque, diretor de Relações com Investidores da Grendene.

Empresa
Fundada em 1971, a Grendene é uma das maiores produtoras de calçados do mundo. Detentora das marcas Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids, possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. Com quatro unidades industriais, distribuídas no Ceará no Rio Grande do Sul, a calçadista tem capacidade instalada para produzir 250 milhões de pares por ano. Por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país. A Companhia conta ainda com showroom Melissa em Milão, duas “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova Iorque).

Origem Sustentável
O Origem Sustentável é a única certificação de ESG e sustentabilidade no mundo voltada para as empresas da cadeia calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue indicadores de cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade.

Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, DNV, Intertek, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).

Atualmente estão certificadas, além da Grendene, a Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bibi (Diamante), Schutz (Diamante), Box Print (Diamante), Caimi & Liaison (Diamante), Piccadilly (Diamante), Usaflex (Diamante), Vulcabras (Diamante), ZZSAP – fabricante Arezzo (Diamante), Bertex (Ouro), Killing (Ouro), Ambiente Verde (Prata), Calçados Ala (Prata), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Metalização Igrejinha (Prata), Perfil Injetados (Prata), Reginato Metais (Prata), Via Marte (Prata) e Branyl (Bronze). Encontram-se em processo de certificação mais de 60 fabricantes de calçados e componentes brasileiras. Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.

 

Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!