Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



A Metalização Igrejinha (Igrejinha/RS) recebeu, no dia 1º de setembro, a certificação do programa Origem Sustentável. Único a acreditar empresas da cadeia produtiva do calçado com práticas ESG (Environmental, social, and corporate governance) no mundo, o programa realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) já conta com 20 empresas certificadas e outras mais de 60 em processo de certificação. 

Tendo iniciado o processo para certificação em agosto do ano passado, a Metalização Igrejinha sempre teve preocupação com questões relacionadas à sustentabilidade, nos seus pilares ambiental, social e econômico. “Mas foi a partir da adesão ao Origem Sustentável que conseguimos organizar e mensurar tudo o que já fazíamos”, ressalta o diretor da empresa, Luiz da Silva. Segundo ele, entre os destaques da empresa está o aproveitamento da água da chuva para utilização nos banheiros e para refrigeração das injetoras utilizadas no processo produtivo e uma usina solar com 230 placas, que representam 30% da energia utilizada pelo estabelecimento. Além da economia do recurso natural, Silva conta que os funcionários da empresa, já há algum tempo, plantaram uma árvore na calçada da empresa, tendo cada um deles “adotado” uma das plantas. “Também realizamos, há anos, a separação do lixo para reciclagem, reaproveitamos materiais utilizados na produção e mantemos grande proximidade entre direção e quadro de colaboradores, com confraternizações em datas comemorativas”, lista o diretor. 


Recentemente inaugurado, um novo prédio para a empresa, com mais de 500 metros quadrados, foi todo pensado para ser adequado às diretrizes do Origem Sustentável. Segundo Silva, o prédio possui telhado com instalações de placas solares e preparado para coleta da água da chuva, além de um ambiente interno espaçoso para permitir melhores condições de trabalho para o corpo de funcionários. “Temos metas de aumentar nossa usina solar e a coleta de água nos próximos anos, podendo utilizar esse recurso em mais áreas da empresa”, conclui o empresário

Origem Sustentável
A Metalização Igrejinha é a 20ª empresa da cadeia produtiva do calçado a conseguir a certificação de ESG no âmbito do Origem Sustentável. Com certificação no nível Prata (mais de 40% dos 104 indicadores do programa alcançados), a indústria almeja passos mais altos nos próximos anos. 

Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, o Origem Sustentável segue indicadores de padrões internacionais em ESG nas dimensões econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, DNV, Intertek, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%). 

Além da Metalização Igrejinha, atualmente estão certificadas no programa a Boxprint (Diamante), Caimi&Liaison (Diamante), Bertex (Ouro), Killing (Ouro), Ambiente Verde (Prata), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Perfil Injetados (Prata), Reginato Metais (Prata), Branyl (Bronze), Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bibi (Diamante), Schutz (Diamante), Piccadilly (Diamante), Usaflex (Diamante), Vulcabras (Diamante), Calçados Ala (Prata) e Via Marte (Prata). Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel.


Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!