Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar




A empresa especializada em reaproveitamento de resíduos da indústria calçadista Ambiente Verde, de Taquara/RS, recebeu hoje (18) a certificação do Origem Sustentável. O programa, criado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) para certificar processos produtivos sustentáveis na cadeia do calçado, é o único no mundo para o segmento. A entrega da certificação ocorreu na sede da empresa.

Segundo Aline Santos, gestora de Marketing e Relacionamento da Assintecal, a certificação da empresa no nível Prata (mais de 40% dos indicadores do programa alcançados) é o primeiro passo rumo a voos mais longos. “A Ambiente Verde hoje tem um dia histórico, que marca o avanço em uma jornada de sustentabilidade, que sempre tem um começo, mas nunca tem um fim. A sustentabilidade, nos seus pilares ambiental, econômico, social e cultural é um processo contínuo e é fundamental para a preservação do planeta e também para os negócios. Aliás, a Ambiente Verde, desde sua fundação, em 2011, faz do seu negócio um serviço de sustentabilidade para a cadeia produtiva”, avalia a gestora. 

O diretor da Ambiente Verde, Alberto Wanner, destaca que, com a capacidade de reaproveitar mais de 600 toneladas de resíduos do setor calçadista todos os meses, a empresa enxerga a sustentabilidade como parte fundamental do negócio. “Considerando que cada calçado gera, em média, mais de 200g de resíduos reaproveitáveis, nós temos um papel importante em fazer com que esse ‘lixo’ retorne para a cadeia”, conta o empresário, acrescentando que os resíduos reaproveitados são transformados em materiais como laminados sintéticos, palmilhas, expositores e displays. “A certificação do Origem Sustentável reflete todo esse cuidado que temos com a gestão da empresa, na área econômica, ambiental e social. Além de nos trazer um aprendizado importante, pois percebemos que já fazíamos muita coisa em sustentabilidade depois que organizamos os processos para receber a certificação, o Origem Sustentável traz mais competitividade para os negócios”, avalia Wanner.

Origem Sustentável
Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, o Origem Sustentável segue 104 indicadores de padrões internacionais em ESG nas dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, DNV, Intertek, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%). 

Atualmente estão certificadas a Boxprint (Diamante), Caimi&Liaison (Diamante), Bertex (Ouro), Killing (Ouro), Ambiente Verde (Prata), Dublauto (Prata), Fibertex (Prata), Perfil Injetados (Prata), Reginato Metais (Prata), Branyl (Bronze), Bebecê (Diamante), Beira Rio (Diamante), Bibi (Diamante), Schutz (Diamante), Piccadilly (Diamante), Usaflex (Diamante), Vulcabras (Diamante), Calçados Ala (Prata) e Via Marte (Prata). Encontram-se em processo de certificação mais de 60 fabricantes de calçados e componentes brasileiras.  Conheça a certificação no site www.origemsustentavel.org.br e nas redes sociais @origem.sustentavel. 


Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!