Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar



A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) foi convidada para participar da 9ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) entre os dias 9 a 10 de março. O evento, que ocorreu de forma híbrida, contou com palestra do coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues, em São Paulo/SP.

Na oportunidade, Rodrigues participou do painel sobre o “Futuros da Moda - Inovação, Digitalização e Novas Economias”, ao lado de Anny Tonet (Sebrae Nacional), Larissa Ortz (Revista Elle) e Chris Rangel (SENAI CETIQT). Ressaltando a importância da sustentabilidade para desenvolvimento da indústria da moda, o estilista detalhou a estratégia do INSPIRAMAIS, salão promovido pela Assintecal duas vezes por ano. Segundo ele, mais do que um evento comercial, o INSPIRAMAIS, que realizou sua 25ª edição em janeiro, em Porto Alegre/RS, é uma inspiração para a moda nacional, especialmente pela ampla pesquisa de materiais e insumos que antecede a realização. “Uma pesquisa de inspirações é um material fascinante pela sua complexidade de tradução de linguagens em uma síntese que formará um mapa de desenvolvimento de produto”, disse Rodrigues, destacando que o processo começa com o monitoramento de fatos que ocorrem na sociedade de maneira local e global, e que irão impactar os âmbitos cultural, econômico, científico, político e artístico. 

Corpo
Na edição anterior do INSPIRAMAIS a temática abordada foi “Corpo”, ressaltando materiais sustentáveis e inovadores que levam em consideração o cuidado com a diversidade de corpos. “A pandemia de Covid-19 nos instigou a cuidarmos e darmos mais atenção aos nossos corpos, à nossa saúde. Foi o ponto de partida da nossa pesquisa, que culminou no lançamento de mais de mil materiais durante a realização do INSPIRAMAIS”, destacou, ressaltando que, para a próxima edição do evento, em 19 e 20 de julho, a temática desenvolvida será “Terra”, trazendo para os produtos o cuidado com o planeta. 

Diferenciais
Rodrigues ressaltou, ainda, que para pensar o futuro é preciso começar pelo presente e que as empresas da moda nacional precisam buscar diferenciais em processos e produtos. “As empresas, especialmente as de menor porte e com maior flexibilidade, precisam identificar seus propósitos e buscar neles a diferenciação dos seus produtos e serviços. Não podem querer concorrer com grandes grupos focados em quantidade”, comentou o estilista, destacando a importância da sustentabilidade no processo criativo, ressaltando que o Núcleo de Design da Assintecal pode auxiliar empresas nesse processo. 

O evento
O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria é uma promoção da CNI e Sebrae Nacional que reúne tomadores de decisão de empresas de todos os portes, representantes do governo, da academia e de instituições de ciência e tecnologia para pensar e debater a inovação como principal estratégia de crescimento e competitividade. Nesta edição, o Congresso refletiu sobre como cocriar um mundo mais sustentável, tendo a educação e a inovação como motores dessa transformação.








Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!