Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

A promoção comercial e de imagem das indústrias de componentes para calçados foi o tema central de reunião realizada ontem, 25, entre a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento foi realizado na sede da Agência, em Brasília/DF, e contou com as presenças das respectivas diretorias e das entidades parceiras da Assintecal na realização do Inspiramais, mostra que será realizada em janeiro de 2022, em Porto Alegre/RS.

 

O presidente da Assintecal, Gerson Berwanger, destacou a importância do intercâmbio de informações com a agência nacional ligada ao Governo Federal. “Na oportunidade, falamos sobre como podemos tirar proveito das dificuldades de importações da China, especialmente diante do alto preço do frete. Muitos compradores internacionais, especialmente da América Latina, vêm buscando componentes brasileiros como alternativa aos chineses. É o momento de aproveitar esse gap e fortalecer ainda mais a imagem do nosso produto no exterior”, comentou. Entre janeiro e outubro deste ano, as indústrias de componentes para calçados exportaram o equivalente a US$ 230 milhões, 12,4% mais do que no mesmo período do ano passado. “Esses números foram potencializados pelos vizinhos latino-americanos”, frisou Berwanger. 

 

Na oportunidade, também foi entregue convite oficial para a 25ª edição Inspiramais, salão que reunirá soluções em design para a indústria de calçados e artefatos, confecção, móveis e bijuterias de 150 expositores nacionais nos dias 25 e 26 de janeiro, em Porto Alegre/RS. “No Inspiramais temos confirmada a presença de mais de 50 importadores, quase todos eles da América Latina. É um reflexo da maior procura dos compradores desses mercados e que certamente terá impactos positivos para as exportações brasileiras do setor”, avaliou o presidente da Assintecal. 

 

Sustentabilidade

A terceira parte do encontro foi dedicada ao tema da Sustentabilidade na indústria de componentes, com uma apresentação do programa Origem Sustentável, uma iniciativa conjunta da Assintecal e Abicalçados (entidade que representa a indústria de calçados) que certifica processos produtivos sustentáveis na cadeia produtiva do setor. “A Sustentabilidade é uma tendência global de mercado e que, certamente, pode auxiliar na criação de uma imagem positiva da cadeia calçadista”, destacou a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly. Atualmente, o Origem Sustentável é o único programa mundial de certificação para a cadeia calçadista e já certificou as produções de gigantes do setor, como Vulcabras, Beira Rio, Piccadilly, Bibi, Boxprint e Caimi & Liaison. 

 

By Brasil

A Apex-Brasil é parceira da Assintecal na realização do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals, que desde o ano 2000 promove os componentes brasileiros no exterior por meio de ações de imagem e promoção comercial. Conheça no site.

 

 

 

Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.

 

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

 

Sobre a Assintecal

Há três décadas a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas.

Diego Rosinha

DCR - Assessoria de Imprensa

Tel: 51 99806 6060

E-mail: diego@dcr-assessoriadeimprensa.com


Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!