Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

Pela primeira vez, adesivos de base solvente deixaram de ser os mais vendidos para calçadistas. Empresa investe cada vez mais em tecnologias sustentáveis, contribuindo para que o segmento reduza o uso de materiais com impacto negativo ao meio ambiente.

 

Focada em desenvolver um número cada vez maior de soluções sustentáveis para os mercados em que atua, a Artecola está ampliando seu portfólio de adesivos hot melt para calçados. Agora, além das tecnologias PSA e Poliamida, a empresa está apresentando ao mercado a linha Artemelt PUR, a base de poliuretano reativado. “Esse é um adesivo termofixo, que depois de ativado não reage mais às mudanças de temperatura e se encaixa muito bem em diversos tipos de colagem”, diz o Coordenador Comercial do Mercado Calçado, Jesus Gomes.

Com a nova família de produtos, a Artecola passa a oferecer uma linha completa de adesivos hot melt para a indústria calçadista. A tecnologia Artemelt PSA se destina à colagem de forros e tem aplicação em spray. Para forração de debruns e palmilhas, assim como virados de borda e acabamentos, a Artemelt Poliamida é a solução mais adequada. A família Artemelt PUR complementa o portfólio e amplia as possibilidades de colagem na produção de calçados.

 

MUDANÇA HISTÓRICA - O esforço em busca da transformação sustentável provocou uma mudança histórica na relação entre a Artecola e o mercado calçadista: pela primeira vez, em 73 anos, os adesivos da categoria solvente deixaram de ser os mais usados pelos clientes do setor. Em apenas um ano, perderam 42,8% de participação, o que permitiu que os adesivos hot melt (sólidos) e aquosos somassem 60% das vendas. “Conseguimos reverter com nossos parceiros uma realidade que ainda persiste neste segmento. Por isso, seguimos com o propósito de liderar junto ao mercado uma mudança tecnológica direcionada para a sustentabilidade”, ressalta Jesus.

 

LISTA DE VANTAGENS - Os adesivos hot melt são 100% sólidos (não usam solvente ou água como parte da formulação) e, por isso, garantem uma série de vantagens, na comparação com os adesivos de base solvente. O primeiro aspecto é o volume: em um processo de dublagem, por exemplo, uma caixa de hot melt de 10 kg cola a mesma quantidade de peças que cinco latas de adesivo solvente (volume quatro vezes maior). Com o menor volume, o armazenamento também fica facilitado, assim como o transporte.

Outro diferencial é a simplificação e economia no processo. Os adesivos hot melt não se enquadram nas normas de transporte e armazenamento de cargas perigosas. Não há exigência de motoristas credenciados, o estoque pode ficar em almoxarifados comuns, e a embalagem de papelão do adesivo sólido também tem reciclagem mais simples. Já as latas de adesivo solvente precisam seguir as normas de logística reversa para descarte, com custo bem maior. “O hot melt proporciona ganho de tempo e de espaço no processo produtivo”, destaca o Coordenador.

As linhas Artemelt também eliminam a evaporação de solventes na atmosfera e oferecem menor exposição de pessoas e de ambientes a produtos inflamáveis, com ganhos de saúde e redução de riscos. O espaço de trabalho se torna bem menos insalubre. Sem solvente, o hot melt também preserva melhor os substratos a serem colados, como tecidos, laminados sintéticos e couro, entre outros. “Temos nossa equipe técnica à disposição do cliente para calcular o custo de implantação da tecnologia hot melt e projetar os ganhos em curto, médio e longo prazo, além da Sustentabilidade gerada”, reforça Jesus Gomes.

 

A ARTECOLA – Com 73 anos de história, a Artecola se insere no grupo de menos de 0,5% das empresas brasileiras (dados do IBGE) que alcançam essa maturidade. Na atual estrutura, a empresa conta com três áreas de negócios - Indústria, Consumo e Extrusão – com um total de nove plantas produtivas, no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, México e Peru. Mais informações podem ser obtidas em www.artecolaquimica.com.br e nas mídias sociais da Artecola Química.

Fonte: Artecola


Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!