Compartilhe por email
Preencha o nome e email para quem você deseja compartilharO setor automotivo é um mercado que está em constante transformação e a tecnologia é um aspecto que sempre caminhou ao seu lado. Hoje em dia, o cenário da indústria muda muito rapidamente e as grandes corporações precisam compreender que, sozinhas, dificilmente alcançarão sucesso nesse cenário desafiador. Neste contexto, a parceria entre as empresas e as startups por meio da inovação aberta é uma das formas de avançar a evolução do setor e revolucionar a indústria tradicional para alcançar novas tendências mundiais de mercado, de forma rápida, colaborativa e com foco em entregar valor ao consumidor final da mobilidade.
Mas como podemos tangibilizar essas
aspirações em ações concretas?
Dentro da empresa temos um excelente exemplo:
a BASF e a Mercedes-Benz se uniram para acelerar startups do setor agrícola. O que
as duas empresas têm em comum? Além da origem alemã, uma parceria
cliente-fornecedor centenária, as duas companhias compartilham o propósito de
levar mais produtividade e rentabilidade, não só ao setor automotivo, mas
também ao agronegócio, onde têm forte atuação. E para tornar esse objetivo
realidade, uniram forças para resolver alguns desafios com o apoio da inovação
aberta.
Num esforço que envolveu o Time de Indústria
Automotiva, nosso hub de inovação, o onono, a plataforma de inovação e
empreendedorismo AgroStart, e a Mercedes, foram escolhidas três startups para um processo
de mentoria, aceleração e cocriação de soluções disruptivas para impulsionar a
produtividade e rentabilidade no agronegócio.
A
partir dessa experiência, novas parcerias estão evoluindo rapidamente, como com
a Bosch, com quem estreitamos relacionamento e esperamos cocriar soluções
inovadoras, bem como desenvolver todo um ecossistema de mobilidade. Muitas
ideias de iniciativas e propostas de parcerias acabam surgindo de benchmarks
que realizamos com outros hubs de inovação no setor automotivo. Durante esses
eventos, abrimos espaço para conversas abertas e ideias disruptivas a serem
compartilhadas e normalmente isso basta para iniciarmos um projeto em parceria.
A Bosch também possui um hub de inovação – o Curitiba Connectory – ponto de
conversão inicial entre as nossas estratégias, por exemplo.
Além
de iniciativas de cocriação, o onono também provê toda a estrutura para
desafios de startups que geram impacto e valor para os nossos clientes. Nos
últimos meses, duas montadoras lançaram desafios por meio da central de
startups do onono, um relacionado a jornada de reconhecimento do
colaborador dentro da companhia e outro à logística reversa de peças das suas
concessionárias.
Estamos
vivendo um tempo intenso no qual repensar várias atitudes e aprender a
ressignificar diversos valores têm sido fundamentais. Mais do que nunca é
preciso entender o que está sendo realmente feito no setor e quanto a adoção de
novas tecnologias tem sido conduzida com afinco. Novos desafios já estão sendo
preparados para o próximo ano. E você, está preparado para apostar na inovação
aberta e na transformação de novas oportunidades para o setor automotivo?
*Leilane Correia,
consultora de estratégia do Time de Indústria Automotiva da BASF na América do
Sul