Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar
A startup de ciência de materiais Kintra e a marca emergente de estilo de vida Pangaia estão trabalhando em parceria para expandir as fibras sintéticas de base biológica e biodegradáveis, com a intenção de substituir fibras petroquímicas. As fibras da Kintra são uma forma de poliéster chamada succinato de polibutileno (PBS), que é biodegradável e compostável, e no processo atual, 56% são derivados do milho em vez de combustíveis fósseis.

O principal material que eles lançarão com a Pangaia “será 100% biológico e rastreado até as matérias-primas primárias de milho e trigo”, explicou o co-fundador e CEO da Kintra, Billy McCall. O PBS pode ser produzido pela combinação de vários  monômeros (blocos de construção do material) originários de fontes vegetais renováveis ​​em vez de combustíveis fósseis, graças aos recentes avanços na biotecnologia.

Crucialmente, independentemente da matéria-prima (combustível fóssil ou planta), os padrões da indústria para a criação de materiais sintéticos resultam em poliéster não biodegradável (por exemplo, PET), poliamida (por exemplo, Nylon) ou acrílico. Isso significa que é o processo químico de criação do sintético, e não a matéria-prima inicial, que o torna biodegradável.

Esta é uma distinção importante, pois foi (erroneamente) assumido que o poliéster vegetal é biodegradável por padrão, o que não é. Apesar da diferença química no poliéster da Kintra, seus pellets e fibras de PBS são tratados exatamente da mesma maneira que suas contrapartes não biodegradáveis.

Já existem fios PBS no mercado, então o que há de diferente na abordagem da Kintra? “Pegamos a química básica do PBS e a adaptamos no nível molecular para melhorar sua processabilidade na cadeia de valor, seu desempenho físico nas mãos do consumidor e seu desempenho ambiental para o benefício do planeta”, disse McCall sobre sua tecnologia. Ele acrescentou: “Proveniência e transparência são dois diferenciais importantes para nosso produto que destacam nossa filosofia de marca. Estamos focados em criar produtos de valor agregado altamente direcionados que resolvam problemas reais na indústria da moda, em vez de criar outra commodity química. “


Marcas de moda como inovadoras de materiais
O que torna esta parceria única para a indústria da moda é que a Pangaia é uma investidora da Kintra (junto com a Tech Council Ventures e a FAB Ventures) e firmaram uma parceria comercial com eles para seu negócio têxtil B2C. Isso representa uma compra de marca de estilo de vida em sua cadeia de suprimentos e desempenhando um papel fundamental na pesquisa e no desenvolvimento de uma solução da indústria extremamente necessária.

O objetivo? Em primeiro lugar, testar o novo têxtil bio-sintético em seus próprios produtos para provar a viabilidade e, em segundo lugar, dimensionar os fios e têxteis comprovados para a indústria em geral, fornecendo à empresa dois fluxos de receita que tornam a inovação possível e estabilidade financeira alcançável. Apesar da biodegradabilidade das fibras Kintra, uma barreira muito real para o sucesso comercial poderia ser a atitude do consumidor em relação às fibras sintéticas, que atualmente têm uma reputação generalizada de ‘ruins’.

Maria Srivastava, Diretora de Impacto e Comunicações da Pangaia, explicou que eles vão “investir mais tempo e esforço em educar os consumidores” sobre a diferença entre seus sintéticos biodegradáveis ​​e as alternativas não biodegradáveis. Esta é uma área que a indústria da moda raramente aborda, em vez disso, muitas vezes confia na marca dos materiais como simplesmente “orgânicos” ou “reciclados” e raramente entrando na arena das matérias-primas têxteis ou processos sintéticos. A Pangaia está claramente comprometida com a realidade de que a inovação têxtil só será lucrativa e benéfica para o meio ambiente global se substituir os materiais existentes mais prejudiciais ao meio ambiente.



Fonte: Stylo Urbano

Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!