Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

Que tal um par de sapatos feitos dos resíduos reciclados do oceano? A Tlejourn, uma marca de calçados que não agride o oceano, é fruto da imaginação de Nattapong Nithi-Uthai, professor do Departamento de Tecnologia da Borracha e Ciência de Polímeros da Prince of Songkhla University em Pattani. Ele é cofundador do Trash Hero Pattani, um grupo ambientalista ativo no sul da Tailândia.

Trash Hero Pattani é a ponta de lança de um programa que coleta resíduos que chegam às praias da Tailândia. Muita coisa acontece a partir daí. Primeiro, o lixo marinho é separado em duas categorias. Em seguida, os itens não recicláveis ​​são encaminhados para os canais adequados, enquanto as peças de borracha de sapatos velhos são convertidas em matéria-prima reutilizável.

O processo de reciclagem inclui reduzi-los a partículas finas e colocá-los em uma prensa aquecida para fazer placas de borracha. Elas se tornam a matéria-prima com a qual são feitas as sandálias Tlejourne e outros produtos.


Os produtos de calçados Tlejourn estão disponíveis na Soda, uma das mais conhecidas casas de moda da Tailândia. Além de sua indústria própria de calçados, a Tlejourn também fornece matéria-prima reutilizável para outras marcas, como o grupo de estilistas japoneses Muzina. A linha de calçados Muzina x Tlejourn fez sua estreia mundial em um desfile de moda na Semana de Moda de Tóquio. A Tlejourn está colaborando com o fabricante de calçados Nanyang para oferecer a marca Khya de sandálias feitas de lixo marinho reciclado e materiais que sobram da indústria.


Os voluntários do Trash Hero Thailand coletam mais de 80 toneladas de lixo nas praias, das quais cerca de 8 toneladas são sapatos velhos e outros calçados que as pessoas jogaram fora. Segundo Nattapong Nithi-Uthai:

“Nos últimos quatro anos vendemos mais de cem mil sapatos. Como resultado disso, metade do lixo do oceano desapareceu das praias locais. mas restaram montes de lixo. É uma história quase incrível de uma crise de resíduos. Tudo está em grande escala. Ao fabricar calçados Tlejourn com resíduos reciclados do oceano, nos juntamos a outros grupos ambientais em um esforço mais amplo para livrar o oceano de materiais descartados. É um desafio formidável. Todos podem contribuir para resolver o problema, e estamos fazendo campanha para transformar essas pilhas de lixo oceânico em produtos criativos, não apenas em sapatos. ”

Nem é preciso dizer que a Tlejourn transformou a crise em oportunidade.

Fonte: Stylo Urbano



Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!