Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar
A Assintecal, por meio do setor de Inteligência de Mercado, divulga o Panorama Econômico de Agosto de 2019, que objetiva apresentar informações pertinentes à economia brasileira e internacional, por meio de um conjunto de indicadores macroeconômicos (PIB, Inflação, Emprego, Comércio Exterior, entre outros), destacando os setores de calçados e couro.

Essas, entre outras informações, estão disponíveis na Plataforma de Inteligência no site do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – ação de incentivo às exportações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contando com parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).

CENÁRIO MUNDIAL
As exportações mundiais acumuladas em 12 meses registraram queda de 0,4% em abril de 2019 na comparação com o mesmo período acumulado do ano anterior.

A economia global está perdendo vitalidade, já que o ritmo de variação do nível de atividade será inferior ao retratado no período de 2000-2018. O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o produto interno bruto (PIB) do conjunto das economias irá crescer entre 3,3% e 3,4% no biênio 2019-2020. Isto representa uma variação de -0,2 ponto percentual frente ao resultado de 2018. 

De acordo com o FMI, as três maiores economias do mundo no período 2014-2018, em paridade poder de compra, foram, respectivamente, China, EUA e Índia. Suas taxas médias de crescimento do PIB naquele período foram de 6,8%, 7,5% e 2,4%.


MACROECONOMIA BRASILEIRA
Considerando a macroeconomia brasileira, percebe-se que ela mantém a trajetória de crescimento baixo, que atualmente se situa na faixa de 1% a.a. Com isso, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registra discreto crescimento em junho de 2019, onde o Banco Central do Brasil (BCB) estimou em 0,30% a variação do nível de atividades de junho de 2019 frente a maio de 2019, considerando o índice com ajuste sazonal.

As projeções do PIB, no começo do ano, eram estimadas em uma variação de 2,5% em 2019 e 2020. Atualmente, são de 0,8% e 2,1%, respectivamente.

A taxa de desemprego (ou desocupação) fechou o mês de junho em 12% da força de trabalho, o que equivale a um contingente de 12,8 milhões de pessoas. Já a taxa de subutilização foi de 24,8%. 


TÓPICOS ESPECIAIS
Além dos assuntos tratados acerca do cenário mundial e da macroeconomia brasileira, a edição de agosto/2019 ainda contou com a inclusão de tópicos especiais sobre o Acordo Mercosul e União Europeia e a Conjuntura da Argentina.

Estas e outras informações podem ser encontradas no estudo Panorama Econômico, o qual é apoiado pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals.

Confira também as últimas atualizações da Plataforma de Inteligência:

* Boletim Mensal de Inteligência Julho/2019;
* Estudo de Mercados-Alvo México 2019.
* Panorama Econômico agosto/2019;
* Relatório IAPC agosto/2019;
* Relatório IAPC Segurança Agosto/2019;

• A plataforma é um benefício disponível para associados da ASSINTECAL e Participantes By Brasil.

Este é um estudo apoiado pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals.

Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Assintecal
Há mais de 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil. 


Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!