Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar
Próxima edição do Salão acontece nos dias 04 de 05 de junho, em São Paulo, e apresentará materiais e referências apoiadas na temática Zen. A cada edição, o evento apresenta um tema que norteia as inspirações para a temporada seguinte.




Vínculo é o que estabelece um relacionamento lógico ou de dependência. Tempo é a duração relativa das coisas, que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro, um período contínuo no qual os eventos se sucedem. Mas e onde o Zen, se encaixa nesse contexto?

Tudo transita e é mutável, as coisas são substituídas e o agora é um reflexo do passado e o momento para ditar o futuro. Assim, surge o Zen, para identificar para onde o mundo caminha e o que podemos fazer com isso. Nessa onda de tempo, o Zen reforça que o mais importante, é o presente. Ou melhor, o estar presente. Estar presente e consciente de cada passo, cada atitude, cada momento, corriqueiro ou não. É estar olhando para fora, sem deixar de olhar para dentro e perceber que o “eu” é mais valioso quando equilibra o bem-estar com o entorno no qual se vive.

Partindo destes pontos, surgem as referências com o externo, o que os outros estão fazendo, o que está acontecendo aqui e agora e no que isso tudo irá resultar daqui um ano. Parece pouco tempo, mas a sociedade está cada vez mais acelerada e as mudanças andam no mesmo ritmo.

No trecho do editorial da revista 032cc “Quando a Apple lançou o iPhone X em novembro do ano passado, criou uma metáfora totêmica para a natureza do nosso tempo. Ao remover o botão inicial e a moldura que cercava a tela, a superfície do telefone tornou-se sem limites. A mensagem era clara: não há mais limites entre sua tela e o mundo ao seu redor.”, o “sem limite” chama a atenção para as possibilidades atuais. Sem limites para ser e para criar. E isso gera impactos. 

Pensando mais além, após uma era de exageros, é momento de recolher o que sobrou e reaproveitar, se valendo da criatividade e aproveitando as novas tecnologias. Para Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, esses impactos, resultam em excessos, o que já deve ser repensado. “Inspirados pela necessidade de repensar processos de fabricação e de descarte de materiais e produtos, chegamos à conclusão que o designer é responsável por todo o processo. Ele deve estar atento para não cometer erros: afinal, lixo já pode ser considerado um erro de design.” 

Podemos concluir, que os próximos caminhos para a humanidade apresentam essa preocupação com resíduos, com o equilíbrio entre interior e exterior em uma reconexão do ser humano com a natureza e a consciência de quem sou e o que eu faço.  


Zen na moda - Criação

As inspirações vem da natureza, mais uma vez, reconectando o ser humano com a realidade, com os impactos e com a conscientização. De acordo com Walter, “A regra principal dessa nova ordem é estar presente. É participar e interagir em 360 graus, em todas as interfaces de um produto tais como o planejamento, criação e execução de uma ideia. Afinal, o design não faz milagres.” Para isso, algumas referências ajudam a dar o start para as próximas coleções:

- Texturas, formas e acabamentos singulares deverão ser observados como ponto de partida para a criação de produtos.
- O caimento das matérias, a força das modelagens essenciais e atemporais define um novo olhar, mais suave e delicado, indicando um tempo de contemplação.
- O mar, a superfície da Terra e o humano que transita por eles se conectam, criando novos modelos de exploração e cuidados, atentando para o futuro.
- Corrosão, aspectos enferrujados, graxos, pós-fóssil - é a ação do homem sobre a terra e a ação da natureza sobre o legado que o homem vai deixando.
- Resíduos inorgânicos e a ação da natureza sobre eles, inspiram texturas, acabamentos e formas.

Assim, vinculamos a ação do tempo sobre tudo o que toca o solo, as águas, com o movimento de reconexão com o ser humano e a própria natureza, resultando no Zen, em cores, formas e sentimento. 

Conheça o Salão e viva essa experiência.



Inspiramais 2020_II
Data: 04 e 05 de junho de 2019
Local: Centro de Eventos Pro Magno
Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP
Informações e inscrições: www.inspiramais.com.br

Promoção - O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.



Categoria
Compartilhe

Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!