Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar
O ano de 2019 resguarda expectativas positivas para os indicadores do mercado do calçado e do couro, no que remete às exportações e produção, bem como, do PIB.

O consultor de Inteligência da Assintecal, Marcos Lélis, ressalta que é importante destacar que as projeções positivas previstas para o ano de 2019 carregam consigo as quedas registradas em 2018, na produção e, especialmente, nas exportações. Desta forma, alerta que mesmo considerando estes índices positivos de recuperação, não quer dizer que estes indicadores possam estabelecer um crescimento, em 2019, das perdas que ocorreram ano passado. Trata-se de uma recuperação. 

Setor do couro
A estimativa para a produção de couro aponta um crescimento entre 2,8% (otimista) e 0,7% (pessimista). Referente às exportações de couro, em termos de valor (US$), prevê-se um crescimento mais expressivo, com previsão otimista de 4,8%, em 2019, frente a 2018. No que remete à previsão pessimista, por sua vez, espera-se um índice de 2,9%.

Setor do calçado
O cenário das exportações de calçados, em termos de valor (US$), deve apresentar variações entre 2,4% (pessimista) e 4,3% (otimista) em 2019, na comparação com o ano anterior. Com relação ao cenário produtivo, o setor de calçados tende a variar positivamente em 3,2%, previsão otimista, e em 1,1%, previsão pessimista.

Produto Interno Bruno (PIB)
No que diz respeito ao PIB brasileiro, o mesmo deve apresentar índices positivos de crescimento em 2019, expandindo-se entre 1,8% (pessimista) e 2,5% (otimista). O consultor relata que esta estimativa prevista é superior à registrada no ano de 2017 (1,0%) e à esperada para 2018 (1,4%).

Ainda assim, de acordo com Marcos Lélis, “o país ainda demonstra uma recuperação muito lenta, especialmente quando comparada com os outros movimentos de retomada da economia brasileira após crises econômicas”. 

Para saber mais, entre em contato através do telefone 55 (51) 3584-5200 ou e-mail inteligência@assintecal.org.br.


Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!