Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar
No dia sete de janeiro, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) abriu inscrições para a segunda rodada do edital de seleção para o programa de investimento em Startups Inovado-ras. As empresas podem participar com os seguintes temas: economia circular, química, materiais bio-baseados, Block-chain, inteligência artificial, internet das coisas (LOT), manufatura avançada e nanotecnologia. Saiba mais a seguir.

As inscrições vão até o dia 28 de fevereiro de 2019.  

Sobre o Programa
O Programa Finep Startup tem como objetivo apoiar a inovação em empresas nascentes inten-sivas em conhecimento através do aporte de recursos financeiros para execução de seus pla-nos de crescimento. O foco do Programa é cobrir o gap de apoio e financiamento existente entre o aporte feito por programas de aceleração, investidores-anjo e ferramentas de financia-mento coletivo (crowdfunding) e o aporte feito por Fundos de Seed Money e Venture Capital.


Com esse Programa, a Finep pretende:
Fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio de apoio a um segmento empresarial de alto dinamismo tecnológico;
Disponibilizar recursos financeiros e conhecimento para empresas com alto potencial de crescimento e retorno;
Promover o crescimento do mercado de capital semente no Brasil; e
Estimular o investimento privado através de investidores-anjos.

Público-alvo
Empresas de base tecnológica que atendam às seguintes condições:
Empresa inovadora cujo produto, processo ou serviço, objeto principal da captação de recursos, esteja no mínimo na fase de protótipo ou testes, preferencialmente já tendo sido realizadas as primeiras vendas;
Apresentem, no ano do lançamento do Edital, receita bruta de até R$ 4,8 milhões;
Tenham sido registradas na Junta Comercial como Sociedade Limitada ou Sociedade Anônima há no mínimo seis meses antes do lançamento do Edital; e
Desenvolvam soluções aderentes aos temas e/ou tenham como elemento central de sua estratégia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços baseados em uma das tecnologias habilitadoras previstos no Edital.

TEMAS E TECNOLOGIAS HABILITADORAS

Temas

Economia

Circular

Desenvolvimento de soluções que eliminem a poluição e desperdício, preservem a utilização dos materiais e recursos em alto grau de valor e restaurem o sistema natural.

Química

Desenvolvimento de soluções para a produção de intermediários químicos (moléculas) norteado por pelo menos um dos 12 princípios da Química Verde – entendida como “desenho, desenvolvimento e implementação de produtos químicos e processos para reduzir ou eliminar o uso ou geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao ambiente”. Seus princípios são: 1 – prevenção, 2 – economia de átomos, 3 – síntese de produtos menos perigosos, 4 – desenho de produtos seguros, 5 – solventes e auxiliares mais seguros, 6 – busca pela eficiência de energia, 7 – uso de fontes renováveis de matéria-prima, 8 – evitar a formação de derivados, 9 – catálise, 10 – desenho para a degradação, 11 – análise em tempo real para a prevenção da poluição, 12 – química intrinsecamente segura para a prevenção de acidentes.

Materiais

bio-baseados

Materiais plásticos, compósitos e seus substitutos, que sejam derivados parcial ou totalmente de biomassa brasileira.




 Tecnologias Habilitadoras

Blockchain

Os modelos de negócio propostos deverão estar focados na criação de soluções (produtos, processos e serviços) para redução de possibilidades de fraude, verificações digitais e manutenção da integridade criptográfica das transações registradas.

Inteligência Artificial

Soluções de Inteligência Artificial que abarquem Machine Learning ou Deep Learning ou Big Data Analytics ou Processamento de Linguagem Natural. Os modelos de negócio propostos deverão estar focados na criação de soluções (produtos, processos e serviços) para problemas concretos, que não poderiam ser resolvidos de forma otimizada sem o uso destas tecnologias

Internet das Coisas (IoT)

Startups de tecnologia da cadeia de Internet das Coisas (IoT) que desenvolvam tecnologias de sensores/atuadores inteligentes, redes de comunicação de sensores e transmissão de dados; tecnologias de gateways de concentração de dados, armazenamento e tratamento das informações, sistemas inteligentes autônomos e plataformas de aprovisionamento de serviços.

Manufatura Avançada

Displays configuráveis para controle de eventos de produção, sistemas e dispositivos embarcados, sistemas e dispositivos de manufatura aditiva para design de moldes e produtos, impressão 3D/4D.

Nanotecnologia

Os modelos de negócio propostos deverão estar focados na criação de soluções (produtos, processos e serviços) baseadas na manipulação de estruturas e novos materiais a partir de operações em nanoescala, visando elaborar estruturas estáveis que tenham performance superior comparativamente à sua forma original (ou alterada por engenharia convencional) ou aos materiais originalmente empregados.

Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Mista

Os modelos de negócio propostos deverão estar focados na criação de soluções (produtos, processos e serviços) para diferentes campos de aplicação onde a imersão total ou parcial entre os elementos criados por uma dada solução e os elementos do mundo físico criem possibilidades de melhoria na proposta de valor dos negócios usuários da tecnologia desenvolvida.


Processo de Seleção

A seleção das empresas por meio do Edital de seleção pública será composta de 3 etapas: Avaliação de Plano de Negócios, Banca Avaliadora Presencial e Visita Técnica & Avaliação de Documentação Jurídica.

A submissão da proposta pela empresa é totalmente eletrônica, pela página da Finep: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/634 

Tipo de apoio

Apoio financeiro de até R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), determinado de acordo com a necessidade de capital da startup. 

Celebração de um Contrato Particular de Outorga de Opção de Subscrição de Partici-pação no Capital Social sem restrições de Direito a Voto entre a Finep e a empresa proponente com a anuência de seus sócios (doravante chamado de Opção de Compra) ou outro instrumento conversível em participação no capital.

A critério de conveniência e oportunidade da Finep: as empresas investidas no Pro-grama poderão também contar com novo apoio financeiro (follow-on) no decorrer da execução dos planos, em valor a ser definido pela Finep; e Opção de Compra com prazo de vencimento de 3 (três) anos, prorrogável por mais 2 (dois) anos.



Compartilhe por email

Preencha o nome e email para quem você deseja compartilhar

JÁ SOU CLIENTE

Acesse sua conta mais rápido! Faça seu login com o Facebook.
*O e-mail cadastrado deve ser o mesmo da conta do Facebook.
E-mail
Senha

NÃO SOU CADASTRADO

Faça seu cadastra de forma rápida e fácil, basta logar com o Facebook.
E-mail
Primeiro nome

Esqueci minha senha

Preencha seu e-mail abaixo. Você irá receber uma nova senha por e-mail.
E-mail

OPS!