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A criação de marcas próprias é um dos principais focos da indústria portuguesa de calçado. Segundo o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal e o Gabinete para a Promoção da Propriedade Industrial (GAPI), foram criadas 238 marcas de calçado desde 2010

O investimento em marcas próprias é uma prioridade definida pelo FOOTURE 2020, o Plano Estratégico da Indústria Portuguesa de Calçado: “Embora o calçado português tenha ganhado reputação, a realidade do cluster de empresas ainda é muito diversificada. O que precisa ser feito é mobilizar as habilidades que têm sido usadas para construir a imagem coletiva da indústria em favor de suas empresas, que devem ser auxiliadas no desenvolvimento de campanhas de imagem e planos de comunicação customizados, na contratação de agências de comunicação, na participação em showrooms no exterior, etc. Eles também devem ser auxiliados na melhoria de sua imagem interna, o que é essencial para o relacionamento com os compradores que os visitam. Em alguns casos, a criação de marcas próprias será o culminar de todas essas ações ”, aponta o plano estratégico.

Aumentando o suporte

Desde o ano passado, mais de 60 empresas de calçados já participaram do projeto de Melhoria de Comunicação e Marketing promovido pela APICCAPS com o apoio do Programa COMPETE 2020.

Ao longo dos anos, a APICCAPS tem desenvolvido uma intensa atividade de apoio à internacionalização das empresas portuguesas de calçado, especialmente no que diz respeito à sua participação em feiras e exposições internacionais e, nos últimos anos, com a campanha de promoção de imagem Sapatos Portugueses. Desde o início de 2015, as empresas beneficiaram, através da APICCAPS, do apoio à promoção de marcas próprias e, mais recentemente, à implementação de campanhas de marketing digital. Esses suportes estão dentro da campanha de comunicação em andamento e contam com o apoio do Programa COMPETE 2020.

Existem suportes previstos para diversas áreas, desde o diagnóstico estratégico das empresas até planos de comunicação, investimento em marketing e contratação de consultoria de comunicação em diversos mercados (Alemanha, Espanha, França, Holanda, Reino Unido, Itália, EUA) ou produção de catálogos (incluindo a concepção) , edição e divulgação gráfica do catálogo de coleções das empresas do setor, que pode ser utilizado pelas empresas como comunicação com seus clientes e como suporte à participação em feiras internacionais). Naturalmente, as ações se estendem à concepção e registro de marcas e patentes, bem como à produção e criação de conteúdos fotográficos e midiáticos, essenciais para a promoção da proximidade ao público profissional e ao consumidor final.

Para este ano há previsão de um investimento total de dois milhões de euros em marcas próprias.

Fonte: World Footwear




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