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Foi no Inspiramais 2020_I, realizado dias 15 e 16 de janeiro, em São Paulo, que os visitantes tiveram a oportunidade de se inspirar em mais uma edição do projeto Iconografia Local - um dos mais significativos para a moda e o design brasileiro – e que tem posicionado o Brasil como referência internacional em identidade de produtos com características brasileiras.



Com a curadoria do designer Lucas Magalhães – o Iconografia Local apresentou sua cartela de cores, protótipos de produtos e vídeos desenvolvidos a partir de uma ampla pesquisa sobre o nordeste da Bahia, mais precisamente o registro de paisagens, cores e iconografia deslumbrantes de Morro do Chapéu (Vila do Ventura; Gruta dos Brejões; Buraco do Possidônio), Ipirá (visitas à ateliers de selaria e trabalho em couro, tradição dos vaqueiros da região) e Conceição do Coité (visitas ao cultivo e tratamento de sisal bem como à sua manufatura e artesanato).


“A iconografia do nordeste baiano é uma trama forte de sisal, trabalho duro e com orgulho do que se produz, do que se é e de onde se está. Enquanto as mãos trabalham, o sorriso está no rosto e as bocas arrematam lições de vida. Terra seca e castigada faz do uso do couro uma arte e um símbolo. Encontramos cores, texturas, sentimentos e lições que fazem cada vez mais inadiáveis investigações das várias iconografias que enriquecem nosso imenso país. Um retrato de parte da Bahia que é o trabalho, a persistência e o orgulho de um Brasil todo”, contou Lucas Magalhães, que entrega para a cadeia da moda um olhar rico e único a ser transformado em moda brasileira.


Neste projeto realizado pela Associação Brasileira dos Estilistas (Abest), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) tudo foi aproveitado. As folhas, crês, pessoas, aridez, sol, texturas, estradas, pedras. Um trabalho detalhado de pesquisa histórica e imagens que servirão como inspiração para a moda.

O Inspiramais foi promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex, Sultextil e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.
Serviço

Iconografia Local 
Local da pesquisa: Nordeste Baiano (Morro do Chapéu, Conceição do Coité e Ipirá)
Coordenador do projeto: designer Lucas Magalhães
Fotografia e Filmagem: Paulo Pretz
Empresa apoiadora dos protótipos: Paramalhas/Stoll
Realização: Assintecal, Sebrae e Abest
Apresentação da cartela de cores, protótipos e vídeos desenvolvidos a partir da pesquisa: Inspiramais 2020_I, São Paulo, 15 e 16 de Janeiro/2019


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