14/09/2017

Empresas de químicos para couro comemoram resultados da ACLE

Volume de negócios dos participantes do projeto By Brasil na feira All China Leather cresceu 54% em comparação a 2016

Autor/Fonte:
Assintecal


Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, as empresas SETA, TANAC e Tanquímica participaram da All China Leather Exibition (ACLE), em Xangai. A participação brasileira na feira, conhecida como a maior exibição de couro do mercado chinês, foi viabilizada pelo projeto By Brasil Components and Chemicals – ação de incentivo às exportações realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O volume de negócios gerados nos três dias de evento totalizou aproximadamente USD 2.250.000, entre negócios realizados in loco e expectativa para os próximos 12 meses. O valor corresponde a um aumento de 54% em comparação com a edição de 2016, quando foram gerados USD 1.460.000.

Negócios na China
Em busca de novas oportunidades de negócio e de compreender melhor as necessidades e demandas do setor coureiro-calçadista chinês, a Superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães, e o Gerente de Mercado da associação, Rafael Berlitz, conheceram empresas calçadistas nas cidades de Guanzhou e Wenzhou, voltadas, principalmente, à exportação. “A escolha por companhias chinesas que exportam se deu porque grande parte da produção do setor no país é voltada ao mercado externo. Entretanto, percebemos que o mercado interno chinês ocupa cada vez mais espaço e vem ganhando destaque na produção local, que pode significar mais uma oportunidade para os componentes brasileiros no mercado chinês, pois existe a necessidade de materiais difrenciados”, comenta Ilse Guimarães.

Após a feira, a comitiva brasileira – formada pelos representantes da Assintecal, do CICB e da Apex-Brasil – visitou a sede do grupo Alibaba - para conhecer a plataforma B2B utilizada pelo gigante grupo de T.I. chinês.  O Alibaba surgiu com o objetivo de aproximar fornecedores e distribuidores e vem focando no objetivo de conectar pequenas e médias empresas, pois, segundo eles, são as que mais necessitam desta aproximação/prospecção. “Segundo dados que a equipe do grupo nos apresentou, o comércio formal B2B vem caindo em 5% ao ano enquanto o on-line vem subindo, em média, 55%. Em parceria com a Apex, fomos junto com o CICB as primeiras associações brasileiras a visitar o Alibaba, e esperamos poder utilizar esta plataforma como mecanismo para impulsionar a participação do setor de componentes brasileiros no mercado chinês”, afirma Rafael Berlitz.

Oportunidade de debater o futuro do couro
Durante a missão à China, a Superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães, participou do Congresso Mundial do Couro (WLC, na sigla em inglês), realizado em Xangai no dia 29 de agosto. A 3ª edição do congresso teve como tema “A Revolução do Couro: como a indústria responderá”.

O evento reconheceu as profundas mudanças que vêm ocorrendo ao longo da cadeia e que acontecerão nos próximos 20 anos, focando em como a indústria deve responder. Cada edição do Congresso representa uma oportunidade para lembrar a importância que a indústria do couro tem nos negócios internacionais e os enormes passos que a indústria fez na demonstração de seus conhecimentos técnicos, sua responsabilidade social e ambiental e sua sustentabilidade. 

Sobre o By Brasil
www.bybrasil.org.br
www.facebook.com/bybrasilcc
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components and Chemicals, realizado pela Assintecal e pela Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Apex-Brasil
www.apexbrasil.com.br
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Sobre a Assintecal
www.assintecal.org.br
Há três décadas a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Informações para imprensa
Assintecal
Agência Capsula
12 3302-8672
Carloslopes@agenciacapsula.com.br

Apex-Brasil
61 3426-0775
imprensa@apexbrasil.com.br

Parceiros