20/07/2016

Café na Casa da Zuzu

Autor/Fonte:
Abepem


A Casa Zuzu Angel abre suas portas para encontros mensais com pesquisadores, profissionais e interessados em compartilhar conhecimento e reflexões sobre pesquisas relacionadas a Acervos, Memória e Patrimônio de Moda no Brasil. Os encontros mensais, gratuitos, ocorrerão sempre na última quinta feira do mês, das 9h30h às 12h30. “Propomos uma roda de conversa, para aproximar todos os que desejam discutir, incentivar e trabalhar no sentido de promover a memória e o acervo de moda no Brasil”,  diz Hildegard Angel, diretora da Casa Zuzu.

Cada encontro contará com a apresentação de um pesquisador sobre um trabalho acadêmico que esteja diretamente relacionado com a história da moda e dos costumes no Brasil, ou profissionais que se dedicaram a estudos e trabalhos que marcam nossa historiografia. Serão discutidas questões museológicas de organização de acervo, de conservação, preservação e o objetivo será o de valorizar, incentivar e promover estudos e pesquisas que girem em torno da história da moda brasileira.

A Casa Zuzu Angel está em reforma para abrigar o museu de moda que terá como destaque o acervo da estilista, e que entre outras ações educativas oferecerá cursos de formação para preservação e conservação de acervos têxteis.

O programa “Café na Zuzu” será aberto no dia 28 de julho pelo professor e historiador de moda João Braga, autor dos livros “História da Moda no Brasil”, “Um Século de Moda”, “Tenho Dito – histórias e reflexões de moda”, entre outros; que fará um “Panorama da História da Moda no Brasil”.

O intuito principal é ser um canal aberto para troca, de reunião de amigos que se interessam por temas relacionados à memória – algo informal, um “encontro para um cafezinho em casa” onde cada um é convidado a levar para o café um pacote de biscoito, ou bolo, suco ou refrigerante para a confraternização e boa conversa na varanda.

A iniciativa, idealizada por Kathia Castilho, presidente da Abepem e titular do Setorial de Moda do MinC – Conselho Nacional de Política Cultural, tem como parceiros o Instituto Zuzu Angel, Abepem, MinC – CNPC e o MiMo. Estudantes que desejarem incluir a participação como atividade complementar receberão um certificado da Abepem.

A coordenação do Programa é de Celina de Farias pelo Instituto Zuzu Angel, e de Ana Claudia Lopes e Renata Fratton pela Abepem. O grupo espera consolidar outras ações que auxiliem na divulgação de pesquisas e diálogos sobre a moda brasileira.

Segue abaixo a programação para nosso primeiro semestre de atividades.

Programação 2016 – Encontros na Casa da Zuzu:  

28/jul - João Braga, “Panorama da História da Moda no Brasil”

25/ago - Manon Salles, “A roupa depois da cena”

29/set - Ana Claudia Lopes: "Fotografias e entrevistas: a pesquisa sobre a Celeste Modas e as butiques cariocas dos anos 1940 e 1950"

27/out - Renata Fratton, “Nos arquivos de Rui Spohr”

24/nov - Lucia Acar, “A moda tablóide: jogos sociais nas estratégias de aparência”

Local dos encontros:

Casa Zuzu Angel

Rua Rocha Miranda, 53. Usina – Rio de Janeiro

Horário:

Das 9h30 às 12h30

Sobre a Casa Zuzu Angel:

Casarão onde residiu a família de Zuzu Angel, de propriedade de sua filha, a jornalista Hildegard Angel, a casa-museu que abrigará o acervo da estilista passa, desde 2014, por projeto de restauro. Datada do final do século XIX, possui estilo eclético com sala rococó, salas, banheiros, corredores e cozinha com azulejos de várias épocas e estilos, inclusive o art nouveau, e vista para o maciço da Tijuca. Seu belíssimo jardim e pátio externo já receberam personalidades da moda como Oscar de la Renta e Hubert de Givenchy.

Parceiros